terça-feira, 31 de maio de 2022

CONCLUSÕES | Open Gov Week 2022: "2º Workshop Administração Aberta: Um Desafio para o Estado e para a Sociedade"


No âmbito da Open Gov Week 2022, a APDSI em coorganização com a PASC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil, Casa da Cidadania e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, promoveram e dinamizaram  no dia 18 de maio, o "2º Workshop Administração Aberta: Um Desafio para o Estado e para a Sociedade", cujas conclusões estamos agora a difundir.

Esta iniciativa teve por objetivos estimular o debate construtivo entre as instituições públicas e representantes da sociedade civil, juntando um grupo de especialistas e interessados no desenvolvimento de uma administração pública cada vez mais aberta, transparente, responsável, inclusiva e centrada no cidadão.

Após uma sessão plenária inicial para contexto do workshop, os participantes foram distribuídos por 4 salas simultâneas para, através da discussão e formulários criados para o efeito, submeterem diagnósticos e propostas de ação e consultar os contributos de todos de uma forma colaborativa, sobre os temas debatidos nas 4 salas.

Os temas das salas virtuais debruçaram-se sobre o cumprimento do II Plano de Ação Nacional. Todos os participantes, com os seus testemunhos, foram os protagonistas deste workshop.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

APDSI escreve artigo para a Revista “Business and Science Networks”

A APDSI foi convidada a escrever um artigo para a 1.ª edição da Revista “Business and Science Networks”, dirigida pelas professoras Teresa Cascais e Maria José Sousa da Rede do Empresário, que tem como objetivo “gerar networking, sinergias, agendas de atividades, tendo em conta as necessidades atuais da indústria e da ciência, nomeadamente estudos, processos de empregabilidade, partilha de conhecimento e contributos para a definição de políticas públicas”.

 Esta primeira edição foi dedicada ao tema das cidades inteligentes, e foram abordados subtemas como a sustentabilidade, tecnologias de informação, inovação social, saúde, educação, urbanismo e mobilidade.

O artigo “A importância da mobilidade inteligente nas cidades do futuro” foi redigido pelo vogal da Direção, Luís Nunes.

Consulte o artigo da APDSI e a Revista completa AQUI.

CONCLUSÕES | ACT! ON sobre Emergência Social


A área de Cidadania e Inovação Social da APDSI, no âmbito da atividade do seu Grupo de Missão “CivicTech” dinamizou e promoveu o ACT! ON Emergência Social em 12 de maio, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Nesta sessão, Patrícia Faro Antunes, Diretora de Sustentabilidade da Accenture, estará à conversa com Hugo de Sousa, Sparked wehelpukraine.org, Mário Ribeiro, Diretor de departamento do Alto Comissariado para as Migrações, e Inês Alexandre, Head of Digital Ecossystem da Girl Move Academy.

As sessões ACT! ON pretendem dar a conhecer projetos de CivicTech para que cidadãos e entidades se sintam motivados à sua utilização ou inspirados para a utilização de formatos semelhantes.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

SAVE THE DATE | APDSI coorganiza o Webinar "Internet e Geopolítica: Uma internet global, universal e aberta é possível?"

 


APDSI coorganiza WEBINAR SOBRE INTERNET E GEOPOLÍTICA

Inscrições abertas

Lisboa, 18 de maio de 2022 – A APDSI coorganiza o Webinar "Internet e Geopolítica: Uma internet global, universal e aberta é possível?", com o Capítulo Português da Internet Society (ISOC-PT), no próximo dia 25 de maio (quarta-feira), às 17:00 horas, em formato híbrido: no Salão Nobre da Universidade Aberta e online através do Zoom.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/Internet_Geopolitica


A guerra na Ucrânia está a ser acompanhada de pressões políticas que poderão levar, se não forem combatidas, a que a visibilidade dos serviços disponíveis na Internet se torne totalmente dependente da região ou bloco geopolítico em que cada utilizador acede à “rede das redes”. Serão estes acontecimentos pronuncio de que a Internet se vai particionar em diferentes redes por via das fricções e conflitos (económicos, políticos ou mesmo armados) entre blocos de países? Ou na verdade esta situação não passa de uma manifestação de uma realidade pré-existente, inevitável e sempre pronta a emergir de forma, mais ou menos visível, a todo o momento?

O termo Splinternet é usado para designar uma Internet fragmentada onde a visibilidade de outras redes e serviços está sujeita a filtros introduzidos por razões económicas, políticas ou geopolíticas.

Tecnicamente, como defendido pelos organismos de governação dos protocolos, nomes e endereços da Internet, a possibilidade de comunicação entre equipamentos ligados a diferentes áreas da mesma é, teoricamente, sempre possível. Esses organismos de governação recusam contribuir para a Splinternet.

No entanto, é realista acreditar que a Internet acabou com a soberania dos Estados sobre os seus territórios? Ou seja, que a soberania tradicional, geralmente com um âmbito territorial, não tenha hoje em dia uma nova emanação que se pode designar por cibersoberania? A Splinternet é algo novo a combater vigorosamente, ou sempre existiu e é inevitável? Temos de a recusar com todas as nossas forças, ou temos de a aceitar e encontrar formas, por exemplo através de tratados, de minorar os seus inconvenientes?

Para uma análise ainda preliminar do que é a Splinternet e de como se podem minorar os seus impactos negativos, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) e o Capítulo Português da Internet Society (ISOC PT) promovem esta sessão de debate.

Neste webinar, a APDSI e a ISOC PT contarão com as participações de:

  • Andrea Becalli, Senior Director for Stakeholder Engagement at Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN);
  • David Frautschy Heredia, Senior Director for European Government and Regulatory Affairs at Internet Society (ISOC);
  • José Legatheaux Martins, Professor jubilado da FCT/UNL e ex-presidente do ISOC Portugal;
  • Victor Ângelo, Ex Secretário Geral Adjunto das Nações Unidas.

A coordenação da sessão estará a cargo de Luís Vidigal, Sócio fundador da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.



terça-feira, 17 de maio de 2022

CONCLUSÕES | Ciclo #RegulacaoDigital – Webinar 4: "DSA e DMA – Reta Final"


A área de Segurança na APDSI, no âmbito do seu Grupo de Missão “DSA, DMA, ePrivacy” dinamizou e promoveu o quarto Webinar do Ciclo #RegulacaoDigital “DSA e DMA – Reta Final em 05 de abril, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou os testemunhos de Ricardo Castanheira, Conselheiro/Counselor Coordinator Digital/Telecom da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), e de Pedro Rodrigues Duarte Legal Counsellor da REPER.

Este evento contou ainda com os comentários e questões de João Confraria, Professor da Universidade Católica Portuguesa na área da Regulação e Concorrência e Políticas Públicas, e de Pedro Lomba, Professor na Faculdade de Direito de Lisboa e Sócio coordenador da área de Tecnologia, Mobilidade e Comunicações da PMLJ Advogados. A coordenação e moderação da sessão estiveram a cargo de Maria Helena Monteiro, Presidente da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2022 | Já são conhecidos os oito melhores classificados na Final Nacional da 34.ª edição das Olimpíadas da Informática

 


Olimpíadas de Informática 2022

Já são conhecidos os oito melhores classificados na Final Nacional da 34.ª edição das Olimpíadas da Informática

 

Lisboa, 16 de maio de 2022 – Já são conhecidos os oito melhores classificados que participaram na Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2022), que ocorreu este sábado, dia 14 de maio de 2022.


Os oito alunos são:

  • Tiago Marques - 12º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Tomás Faria - 9º ano do Colégio Moderno (Lisboa)
  • Jorge Costa - 12º ano do Colégio de Santa Doroteia (Lisboa)
  • Tiago Sousa - 11º ano da Escola Secundária de São João do Estoril (Cascais)
  • André Abreu - 9º ano do Colégio Vasco da Gama (Lisboa)
  • Hugo Palhares - 12º ano do Colégio Efanor (Matosinhos)
  • Afonso Saraiva - 11º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)
  • Bruno Antunes - 11º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz)

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2022) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional. A Final da Prova Nacional ocorreu no sábado, dia 14 de maio de 2022.

Os oito melhores concorrentes da final irão representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), cuja realização está prevista para o dia 25 de junho, após o qual será feita uma nova prova – a Prova de Seleção. Do conjunto de ambas as provas (a Final Nacional e a Prova de Seleção) serão conhecidos os 4 alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2022, na Indonésia.

A APDSI esteve presente nesta Final Nacional, após 2 anos de pandemia em que nos restringimos ao formato online. Foi refrescante tornarmos a reunir-nos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e termos a oportunidade de estabelecermos ligações mais próximas uns com os outros: entre alunos, entre professores e pais e entre os elementos da organização.


A APDSI congratula todos os alunos, com a certeza de que irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país e agradece a todos os finalistas a sua participação e por se permitirem aprender e envolver nesta competição que, espero esteja a ser uma experiência incrível.

Aos pais e professores dos alunos que estiveram presentes, a APDSI dirige também o seu agradecimento por apoiarem incondicionalmente o envolvimento dos seus filhos e alunos nesta competição.

Ao Professor Pedro Ribeiro, o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI transmite o seu grande agradecimento. Por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta atividade junto com a APDSI e acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI e, ainda, dar continuidade dentro das áreas da informática e da programação.

Ao Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Senhor Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa, o nosso agradecimento por concederem o seu alto patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática que muito nos apraz.

Aos patrocinadores, a Fundação Calouste Gulbenkian, da NTT Data, da Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo seu apoio contínuo que permite levar a cabo as diversas atividades dentro desta iniciativa nacional e também ao nível internacional.

À FCA – Editora de Informática e à Porto Editora por presentearem anualmente os 30 alunos finalistas com os seus melhores títulos de informática e da literatura portuguesa.

 

Links úteis:


 

sexta-feira, 13 de maio de 2022

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2022 | Ministério da Educação concede o seu Alto Patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática

Olimpíadas de Informática 2022

Ministério da Educação concede o seu Alto Patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática

 

Lisboa, 13 de maio de 2022 – À semelhança da Presidência da República Portuguesa, o Ministério da Educação concede também o seu Alto Patrocínio à 34.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), organizada pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.


Portugal voltará a marcar presença naquelas que são uma das seis olimpíadas mundiais da Ciência, tendo como aspiração a superação dos resultados da edição anterior. Desde 2005, temos vindo a proporcionar a numerosos jovens, somando já cerca de 1000 alunos dos ensinos básico e secundário, a oportunidade de participar nesta iniciativa. Para melhor consulta sobre o tema poderá consultar o website https://oni.dcc.fc.up.pt/.

As Olimpíadas Nacionais da Informática são organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, e contam com os patrocínios da Fundação Calouste Gulbenkian, da NTT Data e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Neste ano de 2022 a Final Nacional de 2022 realizar-se-á em formato presencial no DCC-FCUP, amanhã, dia 14 de maio.

Links úteis:




 

quinta-feira, 12 de maio de 2022

SAVE THE DATE | APDSI coorganiza o “2º Workshop Administração Aberta: Um Desafio para o Estado e para a Sociedade” no âmbito da Open Gov Week 2022

 


APDSI coorganiza workshop no âmbito da open gov week 2022

Inscrições abertas

Lisboa, 12 de maio de 2022 – A APDSI coorganiza o "2º Workshop Administração Aberta: Um Desafio para o Estado e para a Sociedade", com a PASC – Casa da Cidadania e a AMA, no próximo dia 18 de maio (quarta-feira), às 10:30 horas, pelo Zoom.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/opengovweek2022


No âmbito da Open Gov Week 2022, a APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a PASC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil, Casa da Cidadania e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, organizam na manhã do próximo dia 18 de maio, entre as 10:30 e as 12:45 na plataforma ZOOM o "2º Workshop Administração Aberta: Um Desafio para o Estado e para a Sociedade".

Pretende-se através desta iniciativa estimular o debate construtivo entre as instituições públicas e representantes da sociedade civil, juntando um grupo de especialistas e interessados no desenvolvimento de uma administração pública cada vez mais aberta, segura, transparente, responsável, inclusiva e centrada no cidadão.

Neste evento os verdadeiros protagonistas são todos os participantes.

Inscreva-se aqui e selecione a grupo temático em que pretende participar:

  • Sala 1 – Cibersegurança e continuidade de serviços
  • Sala 2 – Partilha e reutilização de dados
  • Sala 3 – Investimento (PRR), Transparência e poder do cidadão
  • Sala 4 – Inclusão e universalidade dos serviços públicos

Dada a natureza do evento as inscrições são limitadas.

Mais detalhes aqui.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


quarta-feira, 11 de maio de 2022

Nota de pesar pelo falecimento do António Brandão de Vasconcelos

 


É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Eng.º António Brandão de Vasconcelos, sócio e membro do Conselho Geral da APDSI.

Este acontecimento a todos deixou profundamente abalados, sobretudo aos que o conheceram de perto e tiveram a oportunidade de trabalhar e interagir com ele.

Neste momento de luto e dor, expressamos as nossas sentidas condolências à família e amigos, com profunda saudade de quem tanto contribuiu para a sociedade da informação em Portugal e para a evolução e sucesso da APDSI.

Não esqueceremos o António Brandão de Vasconcelos.

A RedeSAÚDE da Universidade de Lisboa organiza a sua 4.ª Conferência Anual de Saúde Pública subordinada ao tema "O Contexto Digital ao Serviço da Saúde Pública"

 


Inscreva-se aqui.

A APDSI divulga a 4.ª Conferência Anual de Saúde Pública da redeSAÚDE da ULisboa, subordinada ao tema "O Contexto Digital ao Serviço da Saúde Pública", realizar-se-á no próximo dia 16 de maio, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, em formato híbrido, a partir das 09:00 horas.

Esta conferência inscreve-se no contexto das Redes Temáticas Interdisciplinares da  Universidade de Lisboa, a redeSAÚDE, promovendo o debate público de questões importantes a todos os que se preocupam com o desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, na área da Saúde e em particular, no papel que a Tecnologia oferece na interligação entre as organizações, os profissionais e os cidadãos, focando novas oportunidades e iniciativas a nível local em Portugal.

A 4ª Conferência Anual de Saúde Pública, contará com a participação de um leque alargado de especialistas da Academia, de Organizações de Saúde, públicas e privadas, assim como do Ministério da Saúde e de Organizações da Área Tecnológica e Administração Local.

A conferência é uma iniciativa do grupo de Sistemas de Saúde e Transição Digital da redeSAÚDE e conta, como Chairs, com a Professora Maria Helena Monteiro do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e o Professor António Vaz Carneiro da Faculdade de Medicina.

Poderá consultar o programa AQUI.

Para mais informações consulte o website da redeSAÚDE.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

SAVE THE DATE | APDSI organiza ACT! ON sobre Emergência Social

 


APDSI organiza ACT! ON sobre EMERGÊNCIA SOCIAL

Inscrições abertas

Lisboa, 05 de maio de 2022 – A APDSI, através do seu Grupo de Missão “CivicTech”, dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu segundo ACT! ON, no dia 12 de maio (quinta-feira), às 18:00 horas sobre Emergência Social. Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/acton-apdsi-emergenciasocial

O conflito na Ucrânia, para além de ter demonstrado, mais uma vez, a capacidade que povos têm de se unir em prol de causas, veio reforçar o potencial das plataformas digitais como forma de dar uma resposta rápida e geograficamente abrangente a situações de emergência social.

Um dos exemplos mais atuais e mediáticos, foi a criação da plataforma “We help Ukraine”, que através de um grupo de voluntários, e utilizando um conceito semelhante ao “Airbnb”, agrega no mesmo espaço pessoas a necessitar de ajuda na Ucrânia, refugiados e entidades disponíveis para fornecer apoio.

Existe também uma multiplicidade de organizações, em particular no setor público e social, que vêm adotando as tecnologias digitais para concretizarem a sua missão de forma permanente, abrangendo um leque de aplicações muito diverso de respostas. 

Hoje, tratamos de todos os assuntos do nosso dia-a-dia num smartphone. Banco, supermercado, e-mail, mensagens instantâneas, compra de bilhetes, leitura de jornal e livros, e tudo o que num passado bem próximo nos era impossível de imaginar está na palma da nossa mão. A digitalização veio não só para facilitar a nossa vida, mas também para nos mostrar que ajudar quem se encontrar em situação de emergência, está hoje à distância de um clique.

Esta sessão será moderada por Patrícia Faro Antunes, Diretora de Sustentabilidade da Accenture, que estará à conversa com:

·   Hugo de Sousa, Sparked wehelpukraine.org | Managing Partner at Innovation by Kaizen | Visiting Lecturer @ Bayes Business School - City University of London + Guest Speaker @ Nova SBE Executive Education | Keynote Speaker.

·         Mário Ribeiro, Diretor de departamento do Alto Comissariado para as Migrações;

·         Inês Alexandre, Head of Digital Ecossystem da Girl Move Academy.

As sessões ACT! ON pretendem dar a conhecer projetos de Civictech para que cidadãos e entidades se sintam motivados à sua utilização ou inspirados para a utilização de formatos semelhantes.

Estas sessões são organizadas pelo grupo CivicTech da APDSI, um grupo que põe as mãos na massa para criar projetos em que as ferramentas sociais e os dados abertos são usados para promover a participação cívica e a defesa dos direitos humanos.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.