domingo, 11 de abril de 2010

Em Abril informações mil.E Pecs?

A Sociedade da Informação, do Conhecimento, Saberes e Sabedoria em Portugal está naturalmente presente no PEC a que tivemos direito.
É normal que nele esteja presente e também seja solidária com este esforço (mais um...)do País, para sermos felizes um dia destes.
Mas não se consegue ler bem o que lá está a esse respeito e que tem que ver com os aspectos críticos de Saberes e Sabedoria, para por o País na rota certa, para além da correcção obrigatória da rota seguida.Como fez o Marques mesmo descontando as polémicas históricas à sua volta.

Mesmo que PEC também queira dizer Pagamento Especial por Conta,desta vez a conta é diferente e o Pec mais pesado.E convém estar atento a este novo Pagamento por Contas dos Erros (PEC) cometidos.

E até seria útil que a UMIC (...), a AMA (...), etc, ajudassem a esclarecer que tudo será mais fácil se continuarmos o caminho para uma alteração de processos de trabalho e uma maior utilização das ferramentas da SI, para deixar no fim bem claro e com maior transparência, que são necessárias medidas em rede a sério
E gente que goste de trabalhar mais nesse sentido, do que passear e andar em conferencias de duvidosa utilidade para a actual situação do País.
E sem que se veja mudar profunda e rapidamente o que tem a mudar.

Para quem ainda não leu o texto base do PEC (documento necessariamente bem escrito mas do meu ponto de vista com demasiado  "requebre eleitoral subliminar" deve ler.
Para pelo menos estar informado.E analisar como somos informados
http://www.min-financas.pt/inf_economica/default_PEC.asp

A minha leitura de economista é simples mas susceptível de discussão: ambicioso nas projecções de crescimento e pouco ambicioso nos cortes de despesa.
A minha leitura de lutador pela Sociedade da informação, do Conhecimento,dos Saberes e Sabedoria em Portugal é que, o aperto vai ser tão grande na estabilidade que o crescimento vai ser como for.
Oxalá esteja enganado.Porque a economia também é uma batata.E a SICSS um batatal de batata doce.

Seria normal que um Documento destes que é apenas um guião para um conjunto de medidas que serão tomadas ao longo do tempo, tivesse uma cuidada apresentação e um bom enquadramento relativo à tão "propagandeada" Sociedade da Informação que temos, mas não temos.
Ajudaria a não desanimar nem desdizer o que foi uma bandeira governamental: A SICSS seri o resultado .de novas formas governar e gerir a coisa pública.Facilitando a vida à Sociedade Civil.
Afinal muito do que temos e como foi conseguido, é uma teia (não uma rede) de gente com empresas a viver à volta do Estado e com profissionais em promiscuidade entre prestar serviços ao Estado e, a partir daí, fazer outras negociatas de conteúdos e aplicações.
E depois do PEC que teremos? É, naturalmente, a pergunta que deixo no contexto da SICSS que diziam que tinhamos e ainda não temos.
Para melhor está bem.Para pior já basta assim.
E este PEC não pode ser para o País mais uma espécie de continuo PECado original.Que nos leve à "expulsão em sentido figurado" da Europa.

Pela simplicidade de leitura proponho um doc inserido no blog da Sedes
http://www.sedes.pt/blog/?p=1858 que é alerta e meia resposta a esta pergunta.
FVRoxo

Sem comentários: