Os cinco membros do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) apresentaram demissão junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A FCCN é a entidade que gere a Internet em Portugal.
A notícia é avançada pela Exame Informática que cita Pedro Veiga, o atual presidente da FCCN, na justificação para esta demissão em bloco, na sequência da integração das duas entidades, decretada pelo Governo a 31 de dezembro de 2012: "Não acreditamos que a integração da FCCN na FCT vá funcionar. E já tínhamos informado o ministro da Educação e da Ciência sobre a nossa posição", disse o responsável, em comunicado enviado à publicação.
A FCCN é quem gere os domínios .pt e as redes informáticas das universidades mas depois desta medida a Fundação para a Computação Científica Nacional receia que a integração na Fundação para a Ciência e Tecnologia diminua a qualidade das "funções que a FCCN vem, desde há muitos anos, a cumprir com reconhecida eficiência, eficácia e sentido de serviço público".
O Conselho Executivo da FCCN recorda ainda que a integração na FCT é "altamente penalizante" para os profissionais da FCCN, cujos salários passam a ser regidos pelos mesmos princípios da Administração Pública, podendo estar sujeitos a cortes e congelamentos.
De acordo com a Exame Informática, o Ministério da Educação e Ciência diz que todos os serviços que a FCCN assegurava estão garantidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário