quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática a caminho do Japão


É já nesta sexta-feira, dia 31, que partem para Tsukuba, no Japão, os quatro alunos que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2018.

Confiantes nos bons resultados que obtiveram nas Olimpíadas Nacionais, Kevin Pucci, David Nassauer, André Guimarães e Diogo Rodrigues pretendem inspirar o interesse de outros jovens estudantes do ensino secundário pela informática e pelas tecnologias da informação.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos, selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A 30.ª edição das IOI decorre de 1 a 8 de setembro. Portugal estará presente ao lado dos participantes de cerca de 80 outros países. Daqui saem sempre os melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

eiD Conference debate a identidade digital no futuro


Este ano, na comemoração da sua 10.ªedição, a eiD Conference realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O evento é organizado pela Multicert, associada da APDSI, que anualmente organiza esta conferência de dimensão internacional.

Na conferência vão estar presentes empresas de renome bem como Instituições Nacionais de referência, como o Gabinete Nacional de Segurança, o Banco de Portugal, a Casa Nacional da Moeda e vários representantes do Governo português, que se propõem, em conjunto, a discutir o impacto que a identidade digital terá no futuro e que garantias poderá dar em termos de segurança e preservação da nossa unicidade.

A participação na conferência é gratuita, mas a inscrição obrigatória. Pode inscrever-se aqui

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

7.º Congresso Internacional dos Hospitais



A APDH está a organizar o 7.º Congresso Internacional dos Hospitais, sob o mote "Envolvimento e responsabilidade do Cidadão", que conta com o patrocínio institucional da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), da Federação Europeia dos Hospitais (HOPE) e da Federação Internacional dos Hospitais (FIH).

O evento decorre ao mesmo tempo da 12.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®, nos dias 21 a 23 de novembro de 2018, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - ESTeSL.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Millennials vão ser ultrapassados pela Geração Z já em 2019



Em 2019, a Geração Z deverá ultrapassar a Geração Y (millennials) em percentagem da população mundial. A estimativa foi feita pela Bloomberg.

A Geração Z é composta por indivíduos que nasceram a partir de 2001 e nunca conheceram o mundo sem internet. Estes indivíduos atingem a maioridade no ano que vem e, com ela, o direito ao voto a par de liberdade no consumo.

Segundo a análise da agência, em 2019, cerca de 32% da população mundial será composta por pessoas da Geração Z, percentagem que compara com a quota de 31,5% dos millennials.

A Bloomberg cita um estudo da EY que indica que, enquanto a Geração Y (millennials) é tendencialmente mais egocêntrica, as pessoas da Geração Z são mais autoconscientes e capazes de indicar com grande rapidez o lhes é relevante ou não.

A notícia está a ser encarada com particular otimismo pelas empresas de tecnologia e da nova economia da partilha, assim como para os fabricantes de gadgets, empresas de entregas de encomendas e outros players do mercado do comércio eletrónico.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Roupas de nanotubos de carbono podem ser usadas como bateria



Engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, em parceria com a Base Aérea de Wright-Patterson, estão a desenvolver uma roupa que pode ser usada como bateria, sendo assim capaz de carregar outros dispositivos elétricos.  

Segundo o Interesting Engineering, o tecido das roupas é feito a partir de nanotubos de carbono, que são materiais com excelentes propriedades de condução térmica e resistência ao calor. Graças às tecnologias de ponta da Força Aérea americana, os cientistas são capazes de criar materiais inteligentes para aprimorar as aplicações de tecnologia militar.

No centro destas aplicações estão os nanotubos de carbono. De acordo com os cientistas, no futuro, será possível substituir o cobre dos carros e dos aviões, de forma a diminui o peso dos veículos e melhorar a eficiência do combustível.

Os nanotubos de carbono poderão também ser utilizados para filtrar as nossas águas e para nos dar mais informação sobre as nossas vidas e corpos, através de sensores biométricos. Além disso, estes materiais devem também substituir o poliéster e outras fibras sintéticas.

Os nanotubos de carbono são os objetos mais negros encontrados na Terra, absorvendo cerca de 99,9% de toda a luz visível.

A Internet das Coisas e o seu impacto na vida dos cidadãos a 20 anos, foi um dos temas abordados pela APDSI em 2013 no seu encontro anual no Fórum da Arrábida que pode recordar aqui.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Lei eleitoral mudou para portugueses que vivem no estrangeiro



A Assembleia da República aprovou no passado dia 18 de julho várias alterações às leis eleitorais relativas aos portugueses que vivem no estrangeiro propostas pelo governo, PSD e BE.

Entre as várias mudanças levadas a votação no Parlamento pelo Governo, aprovadas com votos a favor de todas as bancadas com exceção da do CDS-PP, que se absteve, destacam-se o recenseamento automático, o que se traduz num milhão de votantes a mais, voto postal gratuito, voto em alternativa presencial/postal para a Assembleia da República e alargamento das mesas de voto. 

Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro vão passar a estar inscritos no recenseamento nacional. Na prática, isto significa que os emigrantes portugueses vão passar a estar equiparados aos residentes em Portugal. 

O voto por via postal vai ainda passar a ser gratuito.

Estas medidas, que se traduzem num histórico avanço para os portugueses que vivem no estrangeiro, já vinham a ser incentivadas pela APDSI há alguns anos. Recorde-se a conferência / debate "Voto Eletrónico para todos os Portugueses", que a Associação realizou em maio do ano passado no Auditório António de Almeida Santos da Assembleia da República, no qual foi feita uma demonstração-piloto de voto eletrónico.

Em ano de eleições autárquicas, a APDSI considerava oportuno debater os desafios tecnológicos, sociais e políticos que decorrem da democracia eletrónica e, em particular, do voto eletrónico universal e em mobilidade. Questões como a desterritorialização, a anonimização e a segurança do voto, foram abordadas neste evento que pode recordar aqui.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

24.ª ISfTeH International Conference realiza-se em conjunto com a Portugal eHealth Summit 2019




A conhecida ISFTeH - International Society for Telemedicine and eHealth realiza conferencias internacionais todos os anos.

A 24.ª ISfTeH International Conference vai realizar-se em Portugal em conjunto com a Portugal eHealth Summit 2019, de 19 a 22 de março.

A Portugal eHealth Summit é uma iniciativa do Ministério da Saúde, promovida pela SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde - e CNTS - Centro Nacional de TeleSaúde.

A SPMS criou em Portugal um evento anual representativo da transformação e inovação digital no setor da saúde. Este evento já é reconhecido como um dos maiores da Europa com mais de 13.000 pessoas presentes, e ainda mais (22.000) que acompanharam o evento de 2018 em livestream

A "Portugal eHealth Summit" foi este ano, distinguida com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa participou na sessão oficial de encerramento da edição de 2018, sublinhando que "Portugal está na liderança do digital".

Para mais informações envie um e-mail para info@isfteh.org.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Livro de Reclamações Eletrónico entrou em nova fase



Depois de um primeiro ano com balanço positivo aplicado aos serviços públicos essenciais, o Livro de Reclamações Eletrónico foi alargado a mais setores económicos no passado dia 1 de julho.

A plataforma digital, que começou a 1 de julho de 2017 para os serviços essenciais como energia, resíduos, comunicações eletrónicas e serviços postais, foi agora alargada às áreas da grande distribuição, comércio, hotelaria, materiais de construção e agências de viagens.

Inicialmente, o LRE foi adotado com o objetivo de promover o tratamento mais célere e eficaz das solicitações e uma maior satisfação dos consumidores. Neste primeiro ano, os dados oficiais apontam para cerca de 50 mil reclamações processadas através da nova plataforma com as telecomunicações e o setor da energia a liderarem a lista de queixas.

Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério da Economia, a implementação será faseada, entre 1 de julho de 2018 e 30 de junho de 2019, "considerando o elevado número de setores de atividade económica e, consequentemente, de agentes e de estabelecimentos, envolvidos na segunda fase de implementação do projeto do Livro de Reclamações Eletrónico".

A Direção-Geral do Consumidor divulga informação sobre o livro de Reclamações Eletrónico aqui e disponibiliza um Manual do Utilizador.

Apesar do sucesso do LRE, o Livro de Reclamações em papel continua a ser disponibilizado.

O livro de reclamações em formato eletrónico (um único exemplar por operador, independentemente do número de estabelecimentos fixos ou permanentes de que disponha) pode ser adquirido junto da INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda.