quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

SAVE THE DATE | A APDSI anuncia a Conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”





A APDSI anuncia a Conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, que irá decorrer no próximo dia 12 de fevereiro de 2020, entre as 09:00 e as 13:00 horas, em Lisboa.

A Conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas” é organizada pelo Grupo de Missão de Inteligência Artificial da APDSI. Nesta conferência pretende-se mostrar o impacto positivo que a utilização da Inteligência Artificial pode ter numa maior adequação dos serviços prestados pela Administração Pública (AP) ao cidadão e às empresas e também na forma como a Inteligência Artificial (IA) pode trazer um maior desenvolvimento baseado em ganhos de produtividade num quadro de maior segurança e inclusão dos cidadãos.

Esta iniciativa está organizada em duas partes. Na primeira serão apresentados casos de sistemas da AP que utilizam a Inteligência Artificial procurando-se mostrar os ganhos que os mesmos trouxeram para as entidades, o cidadão ou as empresas.  Na segunda parte da conferência haverá uma discussão aberta sobre a estratégia para o desenvolvimento da Inteligência Artificial na Administração Pública com a participação de responsáveis destas áreas procurando apontar para uma visão e um caminho realista para a sua concretização.

Não deixe de marcar presença em mais um momento de reflexão sobre a transformação do setor da Administração Pública.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

A APDSI adere à Campanha Anticorrupção


No passado dia 09 de dezembro, a APDSI participou no evento de celebração do Dia Internacional Contra a Corrupçãoorganizado pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e pela GCNP (Global Compact Network Portugal).
Estendendo-se a todas as organizações da sociedade portuguesa, esta iniciativa enquadra-se na Campanha Anticorrupção, que foi lançada no dia 18 de setembro de 2019 com o objetivo dar resposta à Call to Action Anticorrupção do United Nations Global Compact. Esta iniciativa consiste “num apelo, por parte do setor privado, aos governos dos diferentes estados para promover medidas anticorrupção e implementar políticas que estimulem o estabelecimento de sistemas de boa governação”.
Os próximos passos estão a ser traçados e vão passar pela criação e implementação de uma estratégia que procurará fomentar uma maior integridade na sociedade portuguesa, de modo a melhorar a reputação de Portugal e aumentar a confiança no ambiente de negócios.
APDSI subscreve integralmente a necessidade de apelar ao envolvimento dos governos das Nações Unidas para que promovam medidas anticorrupção eficazes e políticas robustas de incentivo a quem faz bem. 
Defendemos igualmente que uma boa forma de abordar esta temática é aplaudir e premiar as boas práticas quer no setor público quer no setor privado, no sentido da criação de relações que, não deixando de ser em mercado competitivo e comercial, possam guiar-se pelos princípios da equidade, da justiça e da transparência.
No que de nós depender, enquanto promotores ou intermediários, comprometemo-nos a guiar toda a nossa ação pelos princípios que aqui subscrevemos: de transparência, de equidade e de justiça, em prol do desenvolvimento global.  
Nuno Guerra Santos, Vogal da Direção da APDSI
Documentos:

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A APDSI coorganizou a Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 2019


A Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet (IPFGI) é uma plataforma que pretende promover a informação, reflexão e debate da forma como a Internet deve ser governada, reunindo todas as partes interessadas (stakeholders), públicos e privados, a academia, a comunidade técnica da Internet e a sociedade em geral para informar, refletir e debater de que forma é que a Internet deve ser governada.

O evento é organizado anualmente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em parceria com a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), a APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), a Associação DNS.PT, o CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança), o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), o Polo TICE.PT, a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, e a Universidade da Beira Interior.

Nesta edição o programa foi composto por várias sessões que visaram debater temáticas como a cooperação nas políticas públicas do digital no contexto nacional e global e os desafios do desenvolvimento da Internet; as tecnologias descentralizadas, incluindo Blockchain, o seu impacto, supervisão e contributo para a democracia ativa; os conteúdos ilícitos na Internet e respetiva regulação; e o ciberespaço e a crescente relevância da atitude e do comportamento dos utilizadores, em contexto profissional e pessoal, para a cibersegurança.

A APDSI e ISCTE-IUL coorganizam debate sobre Transformação Digital nas Organizações


A APDSI, no âmbito do seu Grupo de Missão “Transformação Digital” coorganizou com o ISCTE-IUL um debate sobre “A Transformação Digital nas Organizações: ameaça ou oportunidade para os cursos não-tecnológicos, no passado dia 12 de novembro, no Auditório J. J. Laginha (ISCTE-IUL, Av. das Forças Armadas).
O objetivo do evento foi o de apresentar, de forma sustentada em testemunhos pessoais, como diplomados de cursos não tecnológicos podem contribuir para a transformação digital das organizações.
  • A transformação digital é tida como uma oportunidade para os diplomados em cursos não-tecnológicos?
  • Que valor acrescentado trazem para os processos de transformação digital?
  • Que novas capacidades terão de adquirir?
  • Que ofertas e oportunidades há no ISCTE-IUL para adquirir essas capacidades?

Vídeos:

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A APDSI celebra o seu 18.º aniversário


A APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação celebra este ano o seu 18.º aniversário, motivo pelo qual a sua atual Direção felicita todos os que participam nas suas iniciativas atuais, bem como todos os que acompanharam esta organização sem fins lucrativos desde a sua criação.

Nestes 18 anos contribuímos de forma marcante para a construção das fundações da sociedade da informação em Portugal, produzindo estudos e recomendações para as políticas públicas neste domínio, bem como criando espaços e ferramentas de debate, sensibilização e interligação entre organizações e personalidades dos mais diversos quadrantes.

Para além das marcas mais reconhecidas da nossa atividade, como as Olimpíadas da Informática, o Fórum da Arrábida ou o Glossário da Sociedade da Informação, procurámos deixar sempre uma marca de independência e de credibilidade nas nossas ações, reconhecida pelos nossos mais de 70 sócios institucionais e 700 sócios individuais.

Encaramos a “maioridade” da APDSI com uma responsabilidade e compromisso acrescidos, com a consciência de que, sendo o desenvolvimento da sociedade da informação imparável, os seus desafios não são menores do que há 18 anos quando iniciámos esta jornada.

Continuaremos, assim, fortemente interventivos quanto à evolução dos aspetos tecnológicos e regulatórios da transformação digital em curso e especialmente atentos aos impactos na condição humana, visando uma sociedade da informação que promova o desenvolvimento de forma cada vez mais segura e inclusiva.


Contamos com todos os nossos associados e amigos nesta viagem ao futuro.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A APDSI organiza meetup sobre “Inteligência Artificial na Transformação dos Serviços Públicos — Um Caso Prático”



A APDSI, com o apoio do Instituto dos Registos e do Notariado, organiza no próximo dia 11 de dezembro pelas 8:30 horas, um Meetup centrado no tema “Inteligência Artificial na Transformação dos Serviços Públicos – Um Caso Prático”, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa.
Os serviços públicos assumem um papel essencial na sociedade portuguesa, sendo a sua disponibilidade e acessibilidade aspetos centrais da gestão pública. No entanto, apesar dos desenvolvimentos operados a este nível, ao nível local, setorial e transversal da Administração Pública, a maioria dos organismos continua a sofrer uma grande pressão e dificuldade de resposta à procura, quer por desajustes sazonais, quer por lacunas estruturais nos recursos e sistemas disponíveis, agravada pela complexidade dos próprios serviços.
A área da Justiça e, em particular, os serviços dos Registos e Notariado, têm sido, pela sua natureza, particularmente desafiados na área do atendimento e, em consequência, têm vindo a realizar ao longo dos anos profundas alterações no seu modelo operativo. Nos anos mais recentes assistimos nesta área a um novo e forte impulso de transformação, em grande medida assente nas novas tecnologias.
Desta transformação digital destaca-se a recente introdução nos seus serviços da assistente virtual IReNe, um chatbot potenciado por recurso extensivo a inteligência artificial, que promete aumentar significativamente a eficiência e a precisão de resposta aos utentes. É esta inovação, que foi apresentada no último Web Summit na presença do Primeiro Ministro, que se pretende dar a conhecer e debater no evento, refletindo-se sobre o seu impacto nos serviços públicos. O evento é dirigido a num número restrito de convidados, com prioridade para os dirigentes da Administração Pública, de forma a permitir uma maior profundidade e interação na apresentação e debate do caso apresentado.
Uma vez que o evento é dirigido a num número restrito de participantes, com prioridade para os dirigentes da Administração Pública, a sua inscrição apenas ficará efetiva após validação interna.

Apoio Institucional e Patrocínios