Retomando o hábito anual de dedicar dezembro à temática da Saúde, a APDSI voltou a realizar a Conferência “Saúde e Inovação Digital”, no dia 10 de dezembro, no Auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
Para os profissionais de saúde que começaram a trabalhar nos anos 80, muitas foram as mudanças que enfrentaram na relação com os utentes e novos horizontes se abriram no desempenho diário das suas funções. Muitas novas práticas vieram trazer mais eficácia e eficiência, apesar de alguns sobressaltos pelo meio, mas hoje assiste-se a uma maior robustez nas soluções e a uma maior precisão na previsão das contingências. Esta foi a nota introdutória deixada por Teresa Sustelo de Freitas, Presidente do Conselho Diretivo do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
A Professora Maria Helena Monteiro, Presidente da Direção da APDSI, congratulou-se pelo público presente em mais uma sessão do evento que, por hábito, encerra o ano de trabalhos da APDSI desde 2004, e deixou um agradecimento a todos os oradores “pela partilha de experiências e conhecimentos”. Soluções assentes na evolução das novas tecnologias para problemas que são partilhados entre instituições públicas e privadas, foi o que se procurou demonstrar através das apresentações. “Temos uma elevada incidência em doenças com grau de previsibilidade semelhante e, nesses casos, podemos cada vez mais contar com participação do cidadão”, observou a professora.
As áreas da Med Tech (tecnologia na indústria da medicina) e Bio Tech (a indústria de biotecnologia) estão a fazer com que todos entremos na fase da doença cada vez mais tarde. Portugal é uma montra digital do que de melhor se faz nestas grandes tendências que fundem saúde e tecnologia.
Como olhamos para uma medicina cada vez mais preventiva? Como pode a voz ser utilizada como meio de diagnóstico? Como é que as tecnologias podem acelerar o processo de cura? A Inteligência Artificial pode vir a ser utilizada na saúde, como já, noutros setores, no dia-a-dia?
Estas foram algumas das questões lançadas por Filipa Fixe, da Direção da APDSI, para o debate e que deram mote às apresentações realizadas no decorrer da manhã de 10 de dezembro.
Vídeos da conferência
PAINEL 1: “A ESTRATÉGIA DO DIGITAL NO ECOSSISTEMA DA SAÚDE”
- Sara Carrasqueiro | Vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA)
- Henrique Martins | Presidente do Conselho Diretivo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
PAINEL 2: “INOVAÇÃO NA SAÚDE: DIGITAL, BIOTECH e MEDTECH”
PAINEL 3: “QUAL POTENCIAL DOS DADOS EM SAÚDE? MELHORES CUIDADOS, MAIS INOVAÇÃO?”
Ensaios clínicos – Oportunidades e Desafios (Caso SIGEC)
Cuidados Intensivos – abordagem e casos de sucesso (ehCOS SmartICU)
- Integração de informação clínica, demográfica, científica e meteorológica para o controlo inteligente de doenças infeciosas (Case study Projeto RESISTIR)
- Paulo Sousa | Maxdata
NHS Business Services Authority – Como a Exploração de Dados transforma o NHS
Teleconsulta e Telemonitorização clínica – Produtos Medigraf e SmartAL
Healthcare Analytics – Empower every Health Professional to explore data at SNS
Mercy – Real World Evidence (RWE) Insights as a Service
OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO EM SAÚDE: Visão Nacional
- Ponciano Oliveira | Vogal do Conselho Diretivo da A.R.S. Norte, IP
- Luís Pisco | Presidente do Conselho Diretivo da A.R.S. de Lisboa e Vale do Tejo, IP
- José Lopes| Vogal do Conselho Diretivo da A.R.S. do Alentejo, IP
- Paulo Morgado | Presidente do Conselho Diretivo da A.R.S. do Algarve, IP