A APDSI, com o apoio do Instituto dos Registos e do Notariado, organizou no dia 11 de dezembro um meetup centrado no tema “Inteligência Artificial na Transformação dos Serviços Públicos – Um Caso Prático”, em Lisboa.
Os serviços públicos assumem um papel essencial na sociedade portuguesa, sendo a sua disponibilidade e acessibilidade aspetos centrais da gestão pública. No entanto, apesar dos desenvolvimentos operados a este nível, ao nível local, setorial e transversal da Administração Pública, a maioria dos organismos continua a sofrer uma grande pressão e dificuldade de resposta à procura.
A área da Justiça e, em particular, os serviços dos Registos e Notariado, têm sido, pela sua natureza, particularmente desafiados na área do atendimento e, em consequência, têm vindo a realizar ao longo dos anos profundas alterações no seu modelo operativo.
Já no contexto atual de transformação digital, destaca-se a recente introdução nos seus serviços de um chatbot potenciado por recurso extensivo a inteligência artificial, que promete aumentar significativamente a eficiência e a precisão de resposta aos utentes. Esta inovação foi dada a conhecer por Sofia Carvalho, Vice-Presidente do IRN, que apresentou a “IReNe”, a assistente virtual do IRN que tem vindo a proporcionar uma experiência de serviço personalizado para os serviços de Cartão de Cidadão, com recurso a linguagem natural, clara e portuguesa com boa fonética.
Fernando Reino da Costa, CEO da Unipartner, deixou a sua visão e abordagem de transformação no meetup da APDSI, começando por deixar uma visão atual de como se encontra o mercado dos chatbots: 80% conseguem responder a perguntas genéricas, reduzem os custos operacionais do organismo em 30%, 37% dos internautas já recorrem a chatbots para obterem respostas em caso de emergência e, no ano passado, só o Facebook já registava a presença de mais de 300 mil chatbots.
À luz de vários aspetos, este pode ser visto como o assistente perfeito porque nunca dorme ou se ausenta, é a primeira linha de contacto com o cliente, pode “falar” com várias pessoas ao mesmo tempo, dá respostas coerentes a diferentes perguntas e ainda preserva o histórico da conversação.
O evento foi encerrado pela Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.
Vídeos do evento
- Apresentação do caso prático “IReNe”
- Visão e abordagem de transformação
- Encerramento e Conclusões
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