segunda-feira, 20 de setembro de 2021

APDSI divulga conquista do prémio Novo Bauhaus Europeu pelo CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Matosinhos

 


Após ter sido reconhecida pela Google em maio de 2021, a plataforma de sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo centro de engenharia e desenvolvimento de Matosinhos CEiiA, é o vencedor do prémio Novo Bauhaus Europeu, esta quinta-feira dia 16 de setembro, na categoria de produtos e estilo de vida – o novo galardão da Comissão Europeia que premeia as boas práticas, os exemplos e os conceitos que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão em linha com o Pacto Ecológico Europeu.

Bruxelas quer promover "um novo estilo de vida em sintonia com a sustentabilidade, acelerando assim a transição ecológica em vários setores da nossa economia, como a construção, o mobiliário, a moda, as nossas sociedades e outros domínios da nossa vida quotidiana". E a plataforma do CEiiA permite quantificar as emissões de CO2 evitadas e assim recompensar os comportamentos mais sustentáveis.

A plataforma AYR foi concebida e testada em Matosinhos, mas o CEiiA já está a trabalhar com outras cidades comprometidas com o processo de descarbonização. Segundo o Presidente executivo do CEiiA, José Rui Felizardo, “Esta plataforma pode ser escalável para qualquer cidade”.

De acordo com a entrevista ao Expresso, a comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, alertou que o futuro é agora. E “estes prémios servirão de inspiração para outros, para criarem, inovarem e divulgarem melhores condições de vida para todos”.

 

«Estes projetos são uma luz de esperança no domínio da nossa luta contra as alterações climáticas e do Pacto Ecológico Europeu”, considera a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “Os nomeados e os vencedores do Prémio Novo Bauhaus Europeu mostram que a mudança não só é possível, como já se verifica em toda a nossa União Europeia, em todos os setores da nossa economia”.



Para mais informações consulte o website do CEiiA.

Sem comentários: