A Gestão do Território Florestal em Portugal constitui uma das maiores preocupações nacionais. São conhecidas, infelizmente, as tragédias nacionais decorrentes dos fogos que consomem florestas, casas, equipamentos e pessoas onde os múltiplos esforços das várias entidades locais, regionais e centrais não são suficientes para debelar estes problemas em tempo útil.
As alterações climáticas que assolam o planeta e, em particular, Portugal, assim como uma insuficiente prevenção nacional destes perigos, contribuem aceleradamente para uma multiplicação de fogos a curto e médio prazo ao longo no território nacional.
Tratar deste problema antes da sua ocorrência, durante a sua ocorrência e após a mesma são desideratos nacionais … que devem envolver as instituições, as empresas e a sociedade civil.
Neste contexto, a APDSI, preocupada com a promoção e o desenvolvimento da sociedade da informação, tem um grupo de missão dedicado a promover o conhecimento e a discutir as preocupações e os caminhos que se colocam neste domínio, numa era de profunda transformação digital. Constitui um desafio da APDSI e da Sociedade Civil.
É com este enquadramento que a APDSI vai iniciar um Ciclo de Conferências sobre a Gestão do Território Florestal, momentos estes presenciais e/ou à distância, em 2022 e 2023, especificamente dedicados a discutir os desafios e as soluções de base tecnológica que se encontram em já funcionamento e as que estão previstas.
Serão igualmente abordadas barreiras e facilitadores do agendamento, formulação e implementação de todos estes programas e projetos que se obrigam a institucionalizar novas formas integradas e interoperáveis de governança do território.
Consideramos este Ciclo de enorme importância, convidamos todos a enviarem-nos questões que gostariam que o grupo de debruçasse sobre as mesmas.
A primeira conferência irá realizar-se no mês de novembro. Fique atento aos canais de comunicação da APDSI, onde serão divulgados todos os pormenores acerca deste ciclo!
- Pode consultar o post no site da APDSI, aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário