quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

OPEN DATA MATURITY | Portugal sobe cinco posições no Open Data Maturity, o ranking de maturidade do uso de dados abertos da União Europeia

 


Open Data Maturity

Portugal sobe cinco posições no Open Data Maturity, o ranking de maturidade do uso de dados abertos da União Europeia

 

Nos últimos dois anos Portugal tem vindo a subir no ranking Open Data Maturity da União Europeia, na adoção de dados abertos a nível nacional. No ano passado, Portugal ganhou cinco lugares na tabela, passando de 30º para o 25º.

Em 2022, subiu mais 5 posições, estando agora na 20ª posição, de entre os 35 países europeus avaliados, com a pontuação de 76% no grupo dos Seguidores (um ano antes tinha 66%).

Este relatório analisa o nível de maturidade da utilização de dados abertos em estados-membros da União Europeia e outros países europeus (incluir link para o relatório - Open Data in Europe 2022 | data.europa.eu). No caso de Portugal, somou 477 pontos em Política, 541 em Portal, 430 em Impacto e 471 em Qualidade. 

No seu grau de maturidade de dados abertos, Portugal subiu da categoria Iniciante para Seguidor. Neste nível são considerados os países que já apresentam uma política estruturada de dados abertos e têm promovido atividades no âmbito de dinamização da temática.

Conheça uma análise mais detalhada do relatório, neste artigo de autoria de Luís Vidigal, sócio fundador da APDSI.

Sem comentários: