terça-feira, 30 de maio de 2023

APDSI divulga o novo Assistente Virtual da AMA para apoio ao uso da Chave Móvel Digital

 


“Estamos no inicio de uma nova era na forma do Estado se relacionar com o cidadão e na forma de prestar serviços públicos …” estas foram as palavras iniciais de João Dias, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, no passado dia 26 de maio, quando se apresentou publicamente o novo assistente virtual com avatar realista assente em Inteligência Artificial Generativa para apoiar os cidadãos, em tempo real, na realização de serviços no portal de serviços públicos ePortugal.

João Dias salientou que esta solução está ainda em fase Beta, que este assistente virtual tem a CMD (Chave Móvel Digital) como serviço piloto para o uso desta tecnologia, e que está planeado vir a usar esta solução de forma transversal a todos os serviços públicos ao longo dos próximos tempos.

O Assistente Virtual apresentado é o resultado de uma colaboração entre a AMA e a Microsoft, a DareData Engineering e a Defined.ai, numa parceria que possibilitou a criação de uma solução inovadora de Inteligência Artificial para o setor público português.

Além de promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público.

Segundo a AMA a “… solução está alojada na Cloud da Microsoft, assente no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI –, capaz de reconhecer voz e escrita em português, respondendo através de voz e texto, devido ao uso de Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem a pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD, apresentando um avatar realista com sincronização dos movimentos da boca com o áudio gerado pela solução de Text to Speech”.

Com esta solução é possível assegurar aos cidadãos um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, conectando-os à Chave Móvel Digital (CMD) por meio de dispositivos móveis, telefones e computadores.

João Dias evidenciou como fator de sucesso para esta solução ter aparecido em 2 meses, o forte compromisso politico e um posicionamento de forte colaboração entre as equipas da AMA e as equipas das empresas fornecedoras.

O evento pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=9LgMloL-Ne4

Sem comentários: