quinta-feira, 21 de setembro de 2023

SAVE THE DATE | APDSI anuncia a Conferência “Digitalização e Modernização da Administração Pública”

APDSI anuncia a conferência sobre “Digitalização e Modernização da Administração Pública”

Inscrições abertas

Lisboa, 21 de setembro de 2023 – A APDSI anuncia a Conferência “Digitalização e Modernização da Administração Pública”, que irá decorrer no próximo dia 26 de outubro de 2023, entre as 09:00 e as 13:00 horas, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Pólo Universitário da Ajuda). Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/apdsi-conf-modernizacao-ap


A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026, aprovada em 2021 pelo Governo sob proposta do «Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública» (CTIC), visa tornar a Administração Pública mais responsiva às expectativas dos cidadãos e empresas, prestando serviços mais simples, integrados e inclusivos, funcionando de forma mais eficiente, inteligente e transparente, através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados.

Este Plano, alinhado com as reformas e objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e prevendo investimentos que ascendem a cerca de 600 milhões de euros, sucede à implementação da Estratégia para a TIC 2020, que contou durante a sua execução com mais de 700 projetos concluídos e um investimento de cerca de 300 milhões de euros.

Face à importância da digitalização e modernização da Administração Pública para o desenvolvimento económico e social de Portugal, e atendendo ao volume de projetos e investimento alocado com este objetivo neste período, importa avaliar o impacto verificado até ao momento e compreender as principais linhas de evolução expectáveis num futuro próximo.

Para o efeito prevê-se a programação de um debate esclarecedor nesta matéria, desde logo clarificando a estratégia e os objetivos transversais para a mudança da Administração Pública, bem como o conjunto de outros pilares que complementam o quadro estratégico de referência, designadamente ao nível dos dados, cibersegurança e capacidade computacional, assim como em tecnologias emergentes como a inteligência artificial e o blockchain.

Pretende-se também explorar as diferentes dinâmicas em curso nos vários setores da administração central, assim como identificar casos de referência ao nível da administração local e do setor empresarial do Estado, procurando valorizar-se, ainda, iniciativas colaborativas entre entidades do setor público, entre o setor público e privado, e entre o setor público e a academia.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


terça-feira, 19 de setembro de 2023

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre “Mobilidade no contexto das Cidades Inteligentes”



APDSI REALIZA MEETON SOBRE “MOBILIDADE NO CONTEXTO DAS CIDADES INTELIGENTES”

Inscrições abertas

Lisboa, 19 de setembro de 2023 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre “Mobilidade no contexto das Cidades Inteligentes”, no dia 02 de outubro (segunda-feira), às 18:00 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-mobilidade-smartcities

A elevada densidade populacional nos grandes centros urbanos desencadeia vários problemas que comprometem significativamente a qualidade de vida dos seus habitantes. Basta referirmo-nos aos movimentos pendulares, em que, fruto da frequente superlotação e baixa qualidade do transporte público, muitos recorrem aos veículos próprios, aumentando, assim, o número de viaturas no centro das cidades, gerando engarrafamentos e poluição sonora e ambiental. Por outro lado, a elevada concentração de pessoas provoca também o aumento do consumo de energia, resultando numa maior produção de resíduos e em níveis mais elevados de poluição ambiental.

As cidades inteligentes – smart cities – são um conceito que engloba diferentes vertentes de atuação tendo como objetivos a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que residem e/ou trabalham nos perímetros urbanos, a redução dos impactos ambientais das cidades, a gestão eficiente dos recursos e a governação inclusiva e participada.

Atualmente, mais de metade da população mundial vive em grandes centros urbanos, esperando-se que até 2050 essa percentagem suba até aos 70%, momento em que 90% da atividade mundial estará concentrada nas cidades, tornando as intervenções urgentes.

A transição para uma cidade inteligente consubstancia-se em iniciativas focadas em múltiplas dimensões, necessariamente articuladas entre si: nas infraestruturas, nos edifícios, nas fontes e gestão da energia, na tecnologia, no contexto para a atividade económica e inovação, nas condições sociais proporcionadas e na governação. E também, claro, na mobilidade. Que pode – e deve – ser também inteligente, disponibilizando novas soluções ou evoluindo nas já existentes com recurso a tecnologias e modelos inovadores, com o objetivo de proporcionar deslocações mais rápidas, menos complicadas e, sobretudo, mais sustentáveis.

A mobilidade inteligente pode materializar-se em diversas frentes: na forma como a oferta de transportes aos cidadãos é inclusiva das diferentes modalidades, abrangendo, por exemplo, a denominada micro-mobilidade; no modo como essa oferta é integrada através de soluções de fácil utilização; na disponibilização de infraestruturas que fomentem modalidades de transporte com baixas ou zero emissões; e na gestão dinâmica dos acessos, movimentação e orientação dos veículos.

Neste MeetOn vamos debater a forma como estas iniciativas estão a ser abordadas por entidades do domínio público, central e local, e entidades privadas com forte presença nesta área. Desta forma, a APDSI contará com as participações da Secretaria de Estado das Infraestruturas, da Via Verde, da Deloitte, da Câmara Municipal de Cascais e do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A coordenação e moderação da sessão estará a cargo de Luís Nunes, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

APDSI reuniu com CNPD no âmbito do Plano Plurianual de atividades para o triénio 2024-2026


A APDSI, na pessoa da sua Presidente da Direção, Maria Helena Monteiro, reuniu com a Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), Paula Meira Lourenço, acerca do Plano Plurianual de Atividades para o triénio 2024-2026 da CNPD.

Com efeito, na sequência da concretização do Jantar-Debate da APDSI sobre “RGPD: Os desafios da Inteligência Artificial”, a Associação foi convidada a reunir com a CNPD para debater assuntos de interesse em comum e, em especial, para ouvir a APDSI sobre o plano trienal estratégico da CNPD.

Nesta reunião, ocorrida em 11 de agosto pp, a APDSI esteve representada pela sua Presidente da Direção, Maria Helena Monteiro, pelo vogal da Direção João Catarino Tavares, por Orlando Colaço, Coordenador do Grupo de Missão “RGPD - Implementação” da APDSI, e por Luís Neto Galvão, membro deste Grupo e vogal do Conselho Fiscal da Associação.

Do lado da CNPD, a APDSI teve a honra de reunir com a sua Presidente, Paula Meira Lourenço, João Paulo Ribeiro, Clara Guerra e Saul Leite, peritos da organização.

Os resultados da reunião são muito positivos para ambas as instituições que se comprometeram a assinar um protocolo de colaboração identificando as diversas iniciativas discutidas durante a reunião inclusive as que mais se poderão adequar às comemorações do 30º aniversário da CNPD em 2024. 

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE INFORMÁTICA 2023 | Portugal voltou a marcar presença na competição internacional

 


OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE INFORMÁTICA 2023

Portugal voltou a marcar presença na competição internacional

 

A delegação portuguesa nas IOI 2023, na Hungria.  

Lisboa, 06 de setembro de 2023 - Portugal voltou a marcar presença na 35.ª Edição das Olimpíadas Internacionais de Informática em 2023, que este ano, decorreu de 28 de agosto a 04 de setembro, na Hungria. Participaram na competição 354 alunos de escolas secundárias provenientes de 88 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação.

As provas decorreram em dois dias, com competições de cinco horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, em representação do seu país.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos, selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Este ano, a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Tiago Sousa - 12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril, Luís Barbosa - 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos), Laura Muliar - 11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima e Tomás Faria - 10º ano do Colégio Moderno (Lisboa), sendo liderada pelo professor Pedro Ribeiro (Team Leader - Universidade do Porto), coadjuvado por Henrique Navas – Deputy Leader (ex-concorrente das Olimpíadas Internacionais de Informática).

Apesar de não ter conquistado medalhas, esta delegação representou Portugal com muito orgulho e saber, mostrando o esforço que todos os participantes e professores investiram nesta competição.

De notar que, pela primeira vez a delegação integrou um elemento do sexo feminino, o que representa um primeiro passo no desiderato global de trazer mais mulheres para a programação.

O nosso país mantém assim o seu histórico de medalhas: duas medalhas de prata (2019 e 2018) e nove medalhas de bronze (uma em 2020, duas em 2017, uma em 2016, duas em 2012, uma em 2011, uma em 2009 e uma em 2002).

A delegação portuguesa no aeroporto.

 

Durante a cerimónia de encerramento das IOI 2023, foram também mencionados os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI.

Em 2023, mais de 100 concorrentes de 14 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela.

As medalhas foram conquistadas pelo Luís Barbosa, Laura Muliar e Diego Ferreira. Participaram também o Afonso Sancho, o Vasco Carmo e o Pedro Peixoto.

As Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática são uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora. 

Em 2024, teremos mais uma edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de seleção, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal na 36.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irá realizar no mês de agosto, no Egito.

 

Links úteis:

·       Olimpíadas Internacionais da Informática - https://ioinformatics.org/

·       Olimpíadas Internacionais da Informática 2023 - https://ioi2023.hu/

·       Olimpíadas Nacionais da Informática 2023 - http://oni.dcc.fc.up.pt/

·       Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática - https://www.iberoinformatica.org/


Nota de imprensa de 06 de setembro de 2023.