terça-feira, 19 de setembro de 2023

SAVE THE DATE | APDSI organiza MeetOn sobre “Mobilidade no contexto das Cidades Inteligentes”



APDSI REALIZA MEETON SOBRE “MOBILIDADE NO CONTEXTO DAS CIDADES INTELIGENTES”

Inscrições abertas

Lisboa, 19 de setembro de 2023 – A APDSI dá continuidade aos seus eventos online e realiza o seu próximo MeetOn sobre “Mobilidade no contexto das Cidades Inteligentes”, no dia 02 de outubro (segunda-feira), às 18:00 horas.  Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-mobilidade-smartcities

A elevada densidade populacional nos grandes centros urbanos desencadeia vários problemas que comprometem significativamente a qualidade de vida dos seus habitantes. Basta referirmo-nos aos movimentos pendulares, em que, fruto da frequente superlotação e baixa qualidade do transporte público, muitos recorrem aos veículos próprios, aumentando, assim, o número de viaturas no centro das cidades, gerando engarrafamentos e poluição sonora e ambiental. Por outro lado, a elevada concentração de pessoas provoca também o aumento do consumo de energia, resultando numa maior produção de resíduos e em níveis mais elevados de poluição ambiental.

As cidades inteligentes – smart cities – são um conceito que engloba diferentes vertentes de atuação tendo como objetivos a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que residem e/ou trabalham nos perímetros urbanos, a redução dos impactos ambientais das cidades, a gestão eficiente dos recursos e a governação inclusiva e participada.

Atualmente, mais de metade da população mundial vive em grandes centros urbanos, esperando-se que até 2050 essa percentagem suba até aos 70%, momento em que 90% da atividade mundial estará concentrada nas cidades, tornando as intervenções urgentes.

A transição para uma cidade inteligente consubstancia-se em iniciativas focadas em múltiplas dimensões, necessariamente articuladas entre si: nas infraestruturas, nos edifícios, nas fontes e gestão da energia, na tecnologia, no contexto para a atividade económica e inovação, nas condições sociais proporcionadas e na governação. E também, claro, na mobilidade. Que pode – e deve – ser também inteligente, disponibilizando novas soluções ou evoluindo nas já existentes com recurso a tecnologias e modelos inovadores, com o objetivo de proporcionar deslocações mais rápidas, menos complicadas e, sobretudo, mais sustentáveis.

A mobilidade inteligente pode materializar-se em diversas frentes: na forma como a oferta de transportes aos cidadãos é inclusiva das diferentes modalidades, abrangendo, por exemplo, a denominada micro-mobilidade; no modo como essa oferta é integrada através de soluções de fácil utilização; na disponibilização de infraestruturas que fomentem modalidades de transporte com baixas ou zero emissões; e na gestão dinâmica dos acessos, movimentação e orientação dos veículos.

Neste MeetOn vamos debater a forma como estas iniciativas estão a ser abordadas por entidades do domínio público, central e local, e entidades privadas com forte presença nesta área. Desta forma, a APDSI contará com as participações da Secretaria de Estado das Infraestruturas, da Via Verde, da Deloitte, da Câmara Municipal de Cascais e do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A coordenação e moderação da sessão estará a cargo de Luís Nunes, Vogal da Direção da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui


Sem comentários: