quarta-feira, 29 de maio de 2024

APDSI participou na Open Gov Week 2024


No âmbito da Open Gov Week 2024, realizou-se na manhã de hoje, dia 29 de maio, uma iniciativa conjunta entre a PASC, representada pela APDSI, e a Agência para a  Modernização Administrativa (AMA).

Tratou-se de um evento, para todos os cidadãos, funcionários e entidades da sociedade civil.

O evento dividiu-se em dois momentos, um primeiro com transmissão online, que teve como tema a divulgação do Civic Space Scan, um estudo da OCDE realizado para o contexto Português e a apresentação do projeto “Melhoria da participação cívica através das tecnologias emergentes”, financiado pela comissão europeia e realizado pelo Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI).

A segunda parte foi dedicada a um workshop prático para um número limitado de participantes representativo da administração pública e da sociedade civil, com duas mesas de trabalho: 

O grupo 1 com o tema “Como melhorar o serviço público através da participação cívica” e o grupo 2 com o tema “Como fortalecer e dar sustentabilidade ao movimento associativo e à participação cívica”.

As conclusões e propostas de ação serão em breve apresentadas no portal do OGP Portugal.

terça-feira, 28 de maio de 2024

APDSI apoia Conferência “IA e Criatividade: Impactos, possibilidades e limites” na Universidade Fernando Pessoa


INSCREVA-SE AQUI.

A APDSI apoia a Conferência "IA e Criatividade: Impactos, possibilidades e limites", que decorre amanhã, dia 29 de maio, às 10h, na Universidade Fernando Pessoa, na qual estará representada pelo Professor Doutor Luís Borges Gouveia.

A Inteligência Artificial tem constituído notícia pelos mais recentes desenvolvimentos, em especial, com a IA Generativa. Esta possibilitou uma relação diferente com os computadores, o digital e com os modelos que, além da interação e do estabelecimento de práticas de automação mais aproximadas da nossa forma de comunicar, também alteram a criação de texto, incluindo poemas e textos noticiosos ou publicitários, imagens e mesmo, música e vídeo – indo além da ajuda na criação e gerando novos conteúdos.

A criação expedita de conteúdos com base em texto ou outros formatos, de forma rápida, já está a ter impacto em muitas atividades cognitivas e artísticas que se pensava estarem fora do contexto do não humano.

Muitas são as possibilidades e certamente os limites que se colocam a esta tecnologia. Mas certamente que deve ser reconhecido o impacto real que se traduz já numa dupla questão que importa refletir: Qual a relação da IA com a criatividade? Existe uma arte sem intervenção humana?

 

PROGRAMA

10:00 | Abertura: Feliz Ribeiro Gouveia, Diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (UFP) e Organizadores do evento, Luis Borges Gouveia (UFP) e Levi Leonido, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
10:15 |  Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa
10:30 | Mário Cardoso, Instituto Politécnico de Bragança
10:45 |  Sofia Lourenço, ESMAE, Instituto Politécnico do Porto
11:00 | Paulo Alexandre e Castro, Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra
11:15 | Diogo Tudela, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa
11:30 |  Alfonso Benetti, INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da  Universidade de Aveiro
11:40 | Debate

 

quinta-feira, 23 de maio de 2024

APDSI divulga Open Gov Week 2024

INSCREVA-SE AQUI.

A APDSI divulga Open Gov Week em 2024, que se realiza entre os dias 27 e 31 de maio, para celebrar esta data a Agência para a  Modernização Administrativa (AMA), em colaboração com a  Plataforma de Associações da Sociedade Civil (PASC), vai promover um evento sobre "Como fortalecer o Espaço Cívico em Portugal? - das recomendações à prática" no dia 29 de maio, às 10h, via zoom, para todos os cidadãos, funcionários e entidades da sociedade civil.

O evento divide-se em dois momentos, um primeiro com transmissão online, terá como tema a divulgação do Civic Space Scan, um estudo da OCDE realizado ao contexto Português e a apresentação do projeto “Melhoria da participação cívica através das tecnologias emergentes”, financiado pela comissão europeia e realizado pelo Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI), a segunda parte será dedicada a um workshop prático para todos os participantes que se juntarem a nós na sede da AMA.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

APDSI coorganiza Debate online com os Partidos Políticos sobre "O Futuro da Regulação da Internet na Europa"


INSCREVA-SE AQUI.

A APDSI coorganiza Debate online com os Partidos Políticos sobre "O Futuro da Regulação da Internet na Europa", no próximo dia 28 de maio, às 18h, via zoom, com a Internet Society Portugal Chapter, a Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais e a AP2SI – Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação.

 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

APDSI emite Tomada de Posição sobre o sistema de controlo e integração de imigrantes em Portugal


A APDSI emite uma tomada de posição sobre o sistema de controlo e integração de imigrantes em Portugal.

A APDSI como organização não governamental com o estatuto de utilidade pública, manifesta a sua grande preocupação com a situação atual do sistema de controlo e integração dos imigrantes em Portugal e por isso decidiu elaborar uma Tomada de Posição sobre este tema, cujo documento se anexa, na sequência do debate aberto entre o governo, os partidos políticos e a sociedade civil.

Com efeito, verificou-se, na última grande vaga de imigrantes que chegaram a Portugal, uma carga excessiva sobre as estruturas do Estado e dificultou-se cada vez mais o registo temporário de imigrantes, tendo-se nos últimos tempos assistindo a um controlo e integração cada vez mais deficientes, com um crescimento de episódios de ódio e a criação de guetos de exclusão social nas grandes áreas metropolitanas e nalgumas zonas do país, deixando-se muitas pessoas à mercê das máfias que traficam e escravizam seres humanos.

A APDSI reconhece que é urgente e necessário ultrapassar algumas posturas reativas, defensivas e burocráticas nas políticas públicas, nalgumas das estruturas e na gestão da informação, de que podem resultar consequências graves para os sistemas dos serviços públicos, para a economia e para a sociedade portuguesa em geral.

Através do uso adequado de tecnologias digitais, é possível integrar os imigrantes no desenvolvimento de todo o território e, em especial, protegê-los de redes que traficam e escravizam seres humanos, passando a colocar o Estado no centro das políticas públicas de imigração universais e inclusivas, com um propósito comum e sistémico centrado na resolução dos eventos de vida de todos os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes em Portugal,

Deste modo, colocamo-nos à disposição de V. Ex., para todos os esclarecimentos e outros contributos julgados necessários, no uso de boas práticas para a melhoria do atual sistema de controlo e integração dos imigrantes no nosso país, tirando partido das tecnologias já atualmente disponíveis nos serviços públicos.

Consulte a Tomada de Posição completa AQUI.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

APDSI divulga Conferência Europeia Digital Skills 4 All

A APDSI divulga a Conferência Europeia Digital Skills 4 All organizada pela AI9.PT, que ocorre no próximo dia 22 de maio, das 9h às 17h, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O Digital Skills 4 All, é um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, com duração de 24 meses, coordenado pela AI9.PT – Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital, em parceria com AP University (Bélgica), CECE – Confederacion Espanola de Centros de Ensenanza (Espanha), Licei San Luigi (Itália) e CFBM – Centro de Formação de Professores Barreiro e Moita (Portugal).

O público-alvo do Digital Skills 4 All são jovens, com média de idades nos 16 anos; estudantes do ensino secundário e profissionais de educação do mesmo nível de ensino. O projeto irá desenvolver os seguintes produtos: Plataforma de Ensino com recurso à gamificação que irá explorar 3 vertentes: Digital, Língua inglesa e História e Cultura da Europa; MOOC sobre competências digitais para Professores e um E-book sobre competências digitais para alunos.

No âmbito do projeto surge a realização de uma Conferência Europeia gratuita sobre a importância da coesão social e digital, com o objetivo de debater a importância das competências digitais na Sociedade e Europa, Economia e Emprego, Educação e Inteligência Artificial.

Mais Informações e Inscriçõeshttps://digitalskills4all.eu/conferencia-europeia-ds4a-2/

terça-feira, 14 de maio de 2024

APDSI foi convidada a participar no Dia Mundial da Internet, das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

A APDSI foi convidada a participar no Dia Mundial da Internet, das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, no próximo dia 17 de maio, na Ordem dos Engenheiros.

A APDSI estará representada na mesa-redonda do evento por Luís Vidigal, sócio fundador da APDSI.

Programa: 

  • 18h00 Apresentação do Dia Mundial da Internet e do ciclo de debates
  • 18h15 Projecção do documentário "Viva Cyclades, The French Engineers who didn’t invent the Internet" de Davide Morandini
  • 19h20 Entrevista remota e directa com o realizador Davide Morandini
  • 19h35 Mesa Redonda
  • 20h30 Encerramento da sessão

Esta iniciativa é organizada por:

sexta-feira, 10 de maio de 2024

APDSI é parceira do IDC Data & Intelligence 2024

A APDSI é parceira do IDC Data & Artificial Intelligence 2024 que decorrerá no dia 16 de maio, no Centro Cultural de Belém. O evento concentrar-se-á no tema de Data e Inteligência Artificial, proporcionando-nos a oportunidade de conhecer as previsões de analistas internacionais da IDC e de descobrir as soluções empresariais mais inovadoras!

Faça parte deste evento para desvendar todo o potencial da IA e como esta pode ser a chave para um futuro mais inovador e sustentável!

Conheça a agenda completa e os oradores confirmados no site do evento.

Registo gratuito aqui

Inscrição Gratuita com o código: IDCDATA24/INST

terça-feira, 7 de maio de 2024

OLIMPÍADAS DE INFORMÁTICA 2024 | Já são conhecidos os nove melhores classificados na Final Nacional da 36.ª edição das Olimpíadas da Informática

 

Olimpíadas de Informática 2024

Já são conhecidos os nove melhores classificados na Final Nacional da 36.ª edição das Olimpíadas da Informática

 

Lisboa, 07 de maio de 2024 – Já são conhecidos os nove melhores classificados que participaram na Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2024), que ocorreu esta segunda-feira, dia 06 de maio de 2024.

Fotografia de 7 dos 9 alunos apurados.

Os nove alunos são:

·       Tomás Faria - 11º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

·       Laura Muliar - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima

·       Hlieb Boiarkin - 12º ano da United Lisbon International School

·       Miguel Pereira - 12º ano da Escola Secundária Públia Hortêsia de Castro (Évora)

·       Diogo Rosado - 10º ano da Escola Secundária José Saramago (Mafra)

·       Nuno Faria - 11º ano da Escola da APEL (Madeira)

·       Luís Morais - 10º ano da Escola Secundária da Maia

·       Simão Mendes - 12º ano da Escola secundária de Seia

·       Diego Ferreira - 12º ano do Escola Secundária de Pinhal Novo

Os nove melhores concorrentes da final, os nossos "olímpicos", irão representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática (OII), cuja realização está prevista para o mês de junho, após o qual será feita uma nova prova – a Prova de Seleção. Do conjunto de ambas as provas (a Final Nacional e a Prova de Seleção) serão conhecidos os 4 alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2024, que se realizarão de 1 a 8 de setembro, no Egito.

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2024) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e da Universidade de Princeton, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional. A Final da Prova Nacional ocorreu no sábado, dia 06 de maio de 2024.

A APDSI esteve presente nesta Final Nacional, na pessoa de João Catarino Tavares, vogal da direção. Foi refrescante reunir-nos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e termos a oportunidade de estabelecermos ligações mais próximas uns com os outros: entre alunos, entre professores e pais e entre os elementos da organização.

 

Foto de todos os alunos com os pais e professores que os acompanharam bem como os professores e voluntários responsáveis por assegurar as Olimpíadas Nacionais de Informática.

A APDSI congratula todos os alunos, com a certeza de que irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país e agradece a todos os finalistas a sua participação e por se permitirem aprender e envolver nesta competição que, espero esteja a ser uma experiência incrível.

Aos pais e professores dos alunos que estiveram presentes, a APDSI dirige também o seu agradecimento por apoiarem incondicionalmente o envolvimento dos seus filhos e alunos nesta competição.


Pais e professores que acompanharam os alunos seguem o desenrolar da prova em tempo real.

Ao Professor Pedro Ribeiro, o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI transmite o seu agradecimento. Por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta atividade junto com a APDSI e acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI e, ainda, dar continuidade dentro das áreas da informática e da programação. Este agradecimento também é extensível aos voluntários que colaboraram com o Professor Pedro Ribeiro no desenvolvimento da plataforma informática de suporte às Olimpíadas, na definição dos problemas e na organização do evento.

Ao Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Ministério da Educação, o nosso agradecimento por concederem o seu alto patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática que muito nos apraz.

Aos patrocinadores, a Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, pelo seu apoio contínuo que permite levar a cabo as diversas atividades dentro desta iniciativa nacional e também ao nível internacional.

 

Links úteis: