A APDSI apoia a Conferência "IA e Criatividade: Impactos, possibilidades e limites", que decorre amanhã, dia 29 de maio, às 10h, na Universidade Fernando Pessoa, na qual estará representada pelo Professor Doutor Luís Borges Gouveia.
A Inteligência Artificial tem constituído notícia pelos mais recentes desenvolvimentos, em especial, com a IA Generativa. Esta possibilitou uma relação diferente com os computadores, o digital e com os modelos que, além da interação e do estabelecimento de práticas de automação mais aproximadas da nossa forma de comunicar, também alteram a criação de texto, incluindo poemas e textos noticiosos ou publicitários, imagens e mesmo, música e vídeo – indo além da ajuda na criação e gerando novos conteúdos.
A criação expedita de conteúdos com base em texto ou outros formatos, de forma rápida, já está a ter impacto em muitas atividades cognitivas e artísticas que se pensava estarem fora do contexto do não humano.
Muitas são as possibilidades e certamente os limites que se colocam a esta tecnologia. Mas certamente que deve ser reconhecido o impacto real que se traduz já numa dupla questão que importa refletir: Qual a relação da IA com a criatividade? Existe uma arte sem intervenção humana?
PROGRAMA
10:00 | Abertura: Feliz Ribeiro Gouveia, Diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (UFP) e Organizadores do evento, Luis Borges Gouveia (UFP) e Levi Leonido, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
10:15 | Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa
10:30 | Mário Cardoso, Instituto Politécnico de Bragança
10:45 | Sofia Lourenço, ESMAE, Instituto Politécnico do Porto
11:00 | Paulo Alexandre e Castro, Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra
11:15 | Diogo Tudela, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa
11:30 | Alfonso Benetti, INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade de Aveiro
11:40 | Debate
Sem comentários:
Enviar um comentário