O 19.º Fórum da Arrábida centrou-se no tema “Repensar o Futuro da Sociedade da Informação – Alterações decorrentes da AGI”.
AGI (Artificial General Intelligence), ou Inteligência Artificial Geral, entendida como uma forma de inteligência artificial que é capaz de desempenhar qualquer tarefa cognitiva que um ser humano possa realizar. Enquanto a maioria dos sistemas de inteligência artificial atualmente em uso são projetados para executar tarefas específicas, como reconhecimento de fala ou visão computacional, a AGI será capaz de aprender e aplicar uma ampla gama de funcionalidades, incluindo a capacidade de raciocinar, planear, resolver problemas e aprender de forma autónoma. A AGI será capaz de se adaptar a novas situações e ambientes, assim como aos seres humanos, podendo ser capaz de superar os limites das capacidades humanas em certas áreas.
Neste contexto, reuniram-se personalidades com diferentes perspetivas, com pensamento e visão estratégica que possam, em conjunto, refletir e de uma forma criativa explorar ideias e entendimentos sobre o que poderá ser o futuro da vida no cenário AGI segundo três perspetivas: Global (Geopolítica e Ordem Mundial), Societal (Paradigmas de Sociedade) e Individual (O Humano na AGI).
A parte da manhã foi dedicada à introdução dos temas em discussão, com os contributos de:
- Luís Portela | Presidente da Comissão Executiva da Fundação BIAL
Moderador:
- Carlos Magno | Jornalista e ex Presidente da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Grupos de Reflexão;
- I: Dinâmica Geopolítica e da Ordem Mundial decorrente da AGI;
- II: Paradigmas da Sociedade na AGI;
- III: O Humano na AGI.
No Fórum da Arrábida participaram membros do Conselho Geral, coordenadores de grupos de trabalho da APDSI, os membros da Direção e outras pessoas convidadas pela Direção de acordo com o valor que se considerou poderem acrescentar para o tema em debate.
Local: Instituto Pernambuco Porto, Porto (24 de maio)
Sem comentários:
Enviar um comentário