quinta-feira, 14 de novembro de 2024

SAVE THE DATE | Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?"


 Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?"

Sexta-feira, 22 de novembro 2024 | 14:00 horas

Pavilhão do Conhecimento - Centro de Ciência Viva

Inscreva-se AQUI.

Esta conferência é creditada para professores pelo Centro de Formação Ciência Viva.  Inscrições para professores que requerem creditação  aqui!

A APDSI anuncia a Conferência-Debate “Como repensar a Educação com a Inteligência Artificial?”, que irá decorrer no próximo dia 22 de novembro 2024, às 14:00 horas, no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva.

O advento da Inteligência Artificial, cujos efeitos na sua globalidade não é ainda possível vislumbrar, trarão a toda a sociedade grandes benefícios, assim como trarão riscos e oportunidades. O setor da Educação é daqueles em que se anteveem maiores alterações, algumas delas disruptivas face à forma como a vemos atualmente.

Os impactos da IA na Educação são, deste modo, múltiplos. Quer sejam ao nível da maior disponibilidade tecnológica na relação entre docentes e discentes, no caminho da otimização da eficácia do ensino, quer seja na melhoria do acesso à Educação a mais pessoas a nível global, tornando a Educação mais acessível e democrática, passando também pelos impactos nos modelos de avaliação ou mesmo na educação à medida de cada pessoa. No limite, poder-se-ia chegar à substituição do(a) Professor(a) pela IA. Ou, em alternativa, em delegar à IA as tarefas básicas de informar e transmitir o conhecimento, deixando ao(à) Professor(a) o papel de Educar, sempre mais pessoal e personalizado.

Todas estas questões, e muitas mais, serão levantadas e discutidas nesta conferência-debate. O principal objetivo é ajudar a delinear qual a Educação que queremos, num futuro que passa necessariamente pela IA.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.

Sem comentários: