A APDSI esteve, através da Vogal da Direção Filipa Fixe e da Presidente de Direção Maria Helena Monteiro, na sessão de trabalho no âmbito da Estratégia Digital Nacional (EDN) e do Plano de Ação 2025-2026, a Iniciativa 12.3 – “Definição de um plano de desenvolvimento de infraestrutura de cloud soberana”, que decorreu no dia 24 de outubro na sede das instalações da Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE).
A cloud soberana é um elemento central da soberania digital europeia, permitindo proteger dados e serviços críticos em infraestruturas seguras e alinhadas com os valores e regras da União Europeia.
A dependência tecnológica da União Europeia de fornecedores externos, sobretudo dos Estados Unidos e da China, evidencia a necessidade de reforçar a autonomia e a resiliência digital. O desenvolvimento de uma cloud soberana é um passo essencial nesse caminho.
Durante os meses de outubro e novembro, a ARTE está a realizar sessões de auscultação dirigidas a entidades da Administração Pública central, regional e local, com o objetivo de recolher contributos sobre cenários de adoção de cloud soberana em Portugal.
Documento elaborado pela APDSI e apresentado na sessão:

Sem comentários:
Enviar um comentário