quinta-feira, 29 de julho de 2010

Novas barragens reduzem dependência energética nacional do exterior

Novas barragens reduzem dependência energética nacional do exterior:

O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território já emitiu a Declaração de Impacte Ambiental para a nova barragem de Girabolhos, no Mondego, terminando assim a primeira fase do programa que vai contribuir para o aumento da produção de electricidade a partir de fontes de energia renovável e consequente redução na importação de petróleo.

Logo GovernoNo total, as sete novas barragens incluídas no Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico vão permitir reduzir a dependência nacional do exterior em cerca de 3,3 milhões de barris de petróleo ou o equivalente em gás natural ou em carvão, evitando-se a emissão de 570 mil toneladas de CO2 por ano. São 205,2 milhões de euros por ano que deixam de ser utilizados na compra de petróleo.

Com este plano a produção energética aumenta em cerca 2205,4 MW, reforçando em cerca de 47% a potência instalada em hídricas.

O Programa Nacional de Barragens em curso, o reforço de potência em barragens já existentes, a utilização da energia eólica, e a aposta na energia solar, das ondas, da biomassa e do biogás, são contributos fundamentais para assegurar as necessidades energéticas nacionais. Em 2010, Portugal superou a meta dos 45% de electricidade produzida a partir de fontes de energia renovável.

Daivões, Alto Tâmega, Gouvães, Foz Tua, Fridão, Girabolhos, Alvito são as sete novas barragens que representam um investimento superior a 2 mil milhões de euros.

Fonte: Portal do Governo

Sem comentários: