terça-feira, 29 de maio de 2012

Conferência: "Um dia com a Justiça Eletrónica - As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça"

A APDSI está a promover "Um dia com a Justiça Eletrónica - As Tecnologias de Informação e Comunicação no setor da Justiça". Trata-se de uma conferência de apresentação da segunda fase do estudo e-Justiça que se vai realizar a 27 de junho, entre as 9h00 e as 18h00, no Auditório do ISCSP – UTL (Pólo Universitário da Ajuda, Lisboa).

O estudo, cujas conclusões serão apresentadas na conferência, foi coordenado pela professora Maria Helena Monteiro, da direção da APDSI, e por Fernando Resina da Silva.

Nova direção na Anacom a partir de hoje

A nova administração da Anacom entrou hoje em funções. A confirmação foi dada na última reunião de Conselho de Ministros.

A nova administração vem substituir a equipa de José Amado da Silva que esteve em funções durante seis anos. Agora é Fátima Barros que, a partir desta terça-feira, 29 de Maio, assume a presidência da entidade reguladora para a área das comunicações.

Fátima Barros vai ser acompanhada por José Perdigoto, na vice-presidência, e João Confraria e Hélder Vasconcelos como vogais. O Conselho de Administração da Anacom manterá Filipe Boa Baptista, cujo mandato ainda não terminou. A professora da Universidade Católica é a primeira mulher a ocupar o cargo, substituindo o atual presidente da Anacom. Os mandatos da Anacom têm a duração de cinco anos, não renováveis.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

APDSI apresenta a Internet e as Redes Sociais como formas de potenciar negócios


"Internet, Negócio e Redes Sociais - Um Caminho para a Internacionalização" foi o tema da conferência da APDSI que decorreu no auditório do ISEGI, no Campus de Campolide, da Universidade Nova de Lisboa, a 24 de Maio.


A conferência teve coordenação do Prof. Ramiro Gonçalves e sub-coordenação do Eng. Jorge Pereira. Leia a notícia e veja as apresentações dos oradores já disponíveis no sítio na web da APDSI.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

APDSI assinala o Dia Mundial das Telecomunicações e da SI no feminino


A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação assinalou ontem o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação com uma Mesa-Redonda sob o tema "As Mulheres na Sociedade da Informação". Dar voz no feminino à Sociedade da Informação, através do testemunho de um conjunto de jovens mulheres com um percurso assinalável nesta área, foi o principal objetivo da APDSI.

Leia a notícia completa e veja os vídeos no sítio na web da APDSI.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI'2012) - Quatro portugueses vão às IOI

Já estão apurados os quatro primeiros classificados da final das Olimpíadas Nacionais de Informática que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2012, que se realizam em Setembro. A nossa equipa será constituída por:

- Pedro Paredes, 12º ano da Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra);
- Afonso Santos, 10º ano da Escola Técnica e Liceal de Santo António do Estoril (Estoril);
- Francisco Machado, 12º ano da Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra);
- João Ramos, 12º ano da Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra).

domingo, 13 de maio de 2012

«Nextdoor»


Cheguei ao «Nextdoor» através do artigo «Meet Your Neighbors, if Only Online» que começa assim:« I DON’T know many of my neighbors. I blame genetics: I’m hard-wired for shyness. Or so I thought until I signed up with Nextdoor.com, a neighborhood-based social network. There I have discovered a comfortable place for even a borderline recluse like myself».E pensei que ficava bem divulgá-lo aqui, e cá está.   

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia Mundial das Telecomunicações

A APDSI convida-o a juntar-se à Comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, a decorrer na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, no próximo dia 17 de Maio.

Entre as 16h00 e as 17h00 vai realizar-se uma Mesa Redonda sob o tema "As Mulheres na Sociedade da Informação". O objectivo é dar voz no feminino à Sociedade da Informação, através de um conjunto de oradoras com um percurso assinalável nesta área.

A Fundação Portuguesa das Comunicações situa-se na Rua do Instituto Industrial, nº 16, em Lisboa.

A inscrição é gratuita mas obrigatória através do e-mail secretariado@apdsi.pt.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI'2012) - Já são conhecidos os alunos que vão à final nacional


Já estão seleccionados os 30 finalistas das Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI
- Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional.

A classificação obtida nas provas de qualificação, que decorreram via Internet, foi atribuída automaticamente pelo sistema em função do número de testes avaliados pelos programas submetidos pelos concorrentes e validada por um júri nacional, nomeado pela organização, o qual também desempatou os casos em que isso foi necessário, observando a qualidade da programação.

Dos melhores concorrentes da primeira fase foram seleccionados 30 que participarão presencialmente na prova final. Os resultados oficiais estão publicados aqui. Estes 30 primeiros classificados passam à grande final nacional, de acordo com o regulamento.

A prova final é individual e realiza-se nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no próximo dia 18 de Maio.

Os concorrentes melhor classificados na prova final, em número que será determinado pelo júri nacional, participarão, em representação de Portugal, nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2012 a realizar na cidade de Sirmione, Montichiaru, em Itália, de 23 a 30 de Setembro.