quarta-feira, 20 de março de 2013

Olimpíadas Nacionais de Informática (edição 2013)


A APDSI promove a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e a participação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). A 25ª Olimpíada - IOI 2013 - realiza-se este ano na cidade de Brisbane, Austrália, de 6 a 13 de julho de 2013.

Portugal estará presente de novo, em conjunto com cerca de 80 outros países. A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - promoverá a participação da representação portuguesa nesta 25ª edição das IOI.

As Olimpíadas Internacionais de Informática, IOI - International Olympiad in Informatics - são uma das seis Olimpíadas da Ciência. A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos.

O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens - estudantes do ensino secundário - pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.

A equipa portuguesa que participará nas IOI é selecionada através de um concurso de informática nacional ONI - Olimpíadas Nacionais de Informática. A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Este ano, e como tem sido hábito, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual os concorrentes, todos alunos do ensino secundário, resolvem três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático. Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realiza presencialmente, durante o mês de maio.

As inscrições estão a decorrer até ao final do dia 16 de abril. A prova de qualificação, feita via Internet, decorre entre as 12h00 do dia 18 de abril e as 18h00 do dia 20. A final nacional acontece no dia 3 de maio.

Os concorrentes mais bem classificados na prova final poderão ser selecionados para participarem num estágio de formação, a realizar em junho de 2013, no final da qual serão escolhidos quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas IOI. Pode consultar o regulamento no sítio na web da APDSI.

Esta participação será patrocinada, como sucedeu nas edições anteriores, por entidades, instituições e empresas portuguesas de acordo com o regulamento internacional das IOI.

Sem comentários: