O cibercrime está a desincentivar os europeus a fazerem compras online. Este é o resultado do mais recente Eurobarómetro, divulgado na semana passada, no qual 12% dos europeus inquiridos revelou já ter sido vítima de ataques informáticos através do email ou das redes sociais.
O mesmo estudo mostra que um universo menor também foi vítima de fraude com cartão de crédito ou através dos serviços de banca online enquanto a maioria (76%) diz ter a noção que no último ano o risco de se tornar vítima de cibercrime aumentou.
O facto de haver cada vez mais pessoas informadas pode estar a afastar os potenciais compradores online, como comprovam estas sondagens onde 70% dos inquiridos tem capacidade para fazer compras online ou utilizar um serviço de banca online, mas apenas 50% usa, efetivamente, estes canais.
Entre os receios mais frequentes estão o medo de facilitar uma utilização abusiva dos seus dados pessoais e a segurança dos sistemas de pagamento, aspetos apontados por 37 e 35% dos inquiridos, respetivamente.
O inquérito europeu foi realizado junto de 27 mil utilizadores. Os dados apurados para Portugal, onde foram realizadas cerca de mil entrevistas, mostram que a desinformação relativamente aos perigos da Internet é ainda mais elevada que na média europeia (68%).
De recordar que a APDSI realizou, no passado dia 21 de novembro, a segunda edição da conferência Internet, Negócio e Redes Sociais, desta vez dedicada ao tema "Financiar, Inovar e Empreender", sobre a qual pode ler mais aqui.
De recordar que a APDSI realizou, no passado dia 21 de novembro, a segunda edição da conferência Internet, Negócio e Redes Sociais, desta vez dedicada ao tema "Financiar, Inovar e Empreender", sobre a qual pode ler mais aqui.
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