sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Parlamento Europeu quer banda larga mais barata


O Parlamento Europeu está a criar nova legislação para facilitar e tornar mais barata a instalação de infraestruturas de banda larga. O Comité da Indústria do Parlamento Europeu já tem uma proposta nesse sentido e está a discuti-la com os Estados membros.

O objetivo da medida é tornar a instalação de infraestruturas mais barata, criando condições para que as empresas desta área partilhem informação e custos com empresas de outros setores, como a eletricidade, gás ou os transportes. 

A proposta prevê a obrigação de criar registos de informação com dados sobre a localização, traçado, dimensão, tipo e utilização das infraestruturas existentes, acessíveis através de um ponto único. 

Um dos principais objetivos desta legislação complementar passa pelo desenvolvimento das redes de banda larga nas zonas rurais, que já são alvo de incentivos europeus para compensar a falta de interesse da indústria em levar certos serviços para locais menos populosos. 

A proposta também prevê a criação de uma etiqueta "broadband ready", a que se pode, ou não, recorrer, para as casas preparadas de raiz para a instalação de serviços de banda larga, que devem ser todos os edifícios públicos.

Sem comentários: