sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Quinta tecnológica nasce em Singapura



A empresa japonesa Panasonic está a fazer uma aposta na produção agrícola através da sua primeira "quinta tecnológica", instalada em Singapura. Alfaces, espinafres e rabanetes são ali produzidos em condições de temperatura e humidade controladas, mas em vez do sol, os vegetais são acompanhados por luzes LED cor-de-rosa. A notícia foi divulgada pela BBC.

A escolha de Singapura é justificada pela marca por este ser um dos países mais povoados do mundo, quase sem terrenos disponíveis, o que o torna fortemente dependente das importações (90% dos alimentos são importados).

Hideki Baba, diretor da delegação da Panasonic na Ásia-Pacífico, prevê que a produção de vegetais com recurso a alta tecnologia venha a ser um setor de grande expansão no futuro «dada a escassez das terras cultiváveis, das alterações climáticas e da necessidade crescente de alimentos de qualidade».

A "quinta" da Panasonic tem 248 metros quadrados e está instalada numa fábrica da empresa na ilha Jurong, onde estão a ser produzidos 10 tipos de vegetais sem recurso a pesticidas nem qualquer intervenção genética. Ainda não se conhecem os eventuais preços a que estes produtos possam vir a ser vendidos mas a Panasonic adianta que vão ser «atrativos».

Sem comentários: