quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Presidente americano quer ter acesso a relatório sobre ciberataques


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu às agências de serviços de informação norte-americanas que, antes do fim do seu mandato, realizem uma investigação detalhada sobre os ciberataques que alegadamente visaram afetar os resultados eleitorais este ano.

De recordar que o Washington Post noticiou que Donald Trump, o presidente eleito, refuta um possível envolvimento da Rússia, que a CIA diz ter existido.

A assessora de segurança de Obama, Lisa Monaco, anunciou que a análise deverá estar pronta antes do dia 20 de janeiro. O relatório da investigação  será partilhado com membros do Congresso americano, alguns dos quais já tinham anteriormente pedido uma investigação também neste sentido. A novidade, agora, é que Obama quer tornar o relatório público.

A investigação pode, também, incidir sobre o que se passou no momento eleitoral de 2008.

Em outubro, as agências de informação norte-americanas acusaram publicamente o governo russo de apoiar ataques a alvos políticos norte-americanos para interferir nas eleições presidenciais. No entanto, as organizações envolvidas não apresentaram provas que sustentassem as acusações.

Sem comentários: