O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) fecha o ano com uma nova versão do site.
Além de ser um meio de divulgação de informações sobre cibersegurança, o novo sítio na web também permite receber notificações de incidentes por parte de entidades públicas e privadas que o podem utilizar para dar conhecimento destas ocorrências ao organismo. Outra das novidades é uma chave PGP para cifrar de mensagens com informação sensível.
De acordo com o Ministério da Educação e Ciência, o site foi reestruturado focado também na «partilha de conhecimentos de cibersegurança para o seguro funcionamento das redes e sistemas de informação da Administração Pública, de operadores de serviços essenciais e dos prestadores de serviços digitais.
Entre os conteúdos que o centro pretende disponibilizar contam-se boas práticas de cibersegurança, entre outros para sensibilização do público em geral e a promoção de uma cultura de segurança no digital.
O Centro Nacional de Cibersegurança atua como coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades públicas e das infraestruturas críticas, garantindo que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça, para proteção dos setores da sociedade que materializam a soberania nacional e o Estado de Direito Democrático.
Sem comentários:
Enviar um comentário