Foram aprovados em Conselho de Ministros, de 2 de março, e publicados ontem em Diário da República, como Resolução do Conselho de Ministros n.º 108/2017, a Estratégia TIC 2020 e os respetivos Planos de Setorias TIC de cada uma das 17 áreas governamentais.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 33/2016, de 3 de junho, constituiu o grupo de projeto denominado «Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública» (CTIC), que, em cumprimento desta resolução, elaborou a Estratégia TIC 2020, assente em três eixos específicos que consagram doze medidas concretas que é aprovada pela RCM 108/2017.
Além de aprovar a Estratégia TIC 2020 e os Planos Sectoriais TIC, a RCM determina que a AMA, I.P. será responsável por efetuar a monitorização dos mesmos, os Representantes Ministeriais publicam anualmente Planos de Projetos e Investimentos TIC e que a implementação da Estratégia deve ser concluída até 31 de dezembro de 2020.
A Estratégia para as TIC até 2020 reparte-se em três eixos principais:
- A promoção da integração e da interoperabilidade;
- Inovação e competitividade, em torno das quais se agregam mais de 500 medidas transversais e setoriais;
- O uso de realidade aumentada no desenho físico de novos serviços, por exemplo, através da utilização na prototipagem de espaços de atendimento ao cidadão.
Leia aqui o documento com toda a Estratégia.
De recordar que, em 2013, a APDSI já se alinhava com a Estratégia 2020 para a Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário