sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Brasil na lista de países com a Internet mais lenta



O Brasil é um dos países com a mais lenta velocidade de ligação à Internet. Um estudo feito este mês pela Ookla coloca o Brasil na 70.ª posição do mundo em termos de velocidades de ligações fixas e móveis à Internet.

Face a anos anteriores, a Internet brasileira tem visto a sua velocidade subir muito lentamente ao longo do tempo. As ligações são tão fracas que colocam o país atrás de territórios menos desenvolvidos como o Líbano, a Guatemala, o Perú, a Malásia, a Bósnia e o Sri Lanka, entre outros.

Se analisarmos as velocidades de acesso à Internet por banda larga fixa, o Brasil fica na 72.ª posição entre os 133 países do ranking. As velocidades médias de download são de 16,42 Mbps e de 6,46 Mbps de upload. No ano passado indicavam 13,57 Mbps para download e 4,92 Mbps para upload.

No que diz respeito à Internet móvel, a posição é ainda mais baixa: a 76.ª posição, mas que ainda assim apresenta uma evolução mais rápida. Em julho deste ano registou-se uma velocidade média de ligação de download de 14,91 Mbps e de 5,93 Mbps de upload, valores superiores aos do período homólogo em que se verificavam 11,49 Mbps para download e 4,31 Mbps para upload.

A Internet fixa mais rápida do mundo está na Singapura: 154,38 Mbps de download e 151,64 Mbps para upload.

Em Portugal as velocidades médias de acesso à Internet têm descido. Este ano a Internet móvel registou valores mais lentos o que levaram o país a perder seis lugares na classificação (19,86 Mbps). Do lado da Internet fixa, a perda não foi tão significativa: apenas duas posições.

De recordar que, em 2011, já a APDSI debatia questões relacionadas com as diferenças de velocidade nos acessos à Internet em Portugal no evento "Net Neutrality - Neutralidade da Internet: Problemática, estado da arte em Portugal".

Sem comentários: