terça-feira, 22 de maio de 2018

Semana "Aprender ao Longo da Vida" em outubro



A Semana Aprender ao Longo da Vida 2018 vai decorrer de 22 a 26 de outubro no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Semana Aprender ao Longo da Vida é uma organização da Associação "O Direito de Aprender". À semelhança das anteriores, a Semana ALV 2018 tem como base as seguintes vertentes:

Atividades Locais - visam incentivar pessoas e organizações a desenvolver, ao nível local, iniciativas de diferentes formas de aprendizagem (formal, não formal e informal).

Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida - realiza-se no dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian e terá como tema principal a "Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural", tendo em conta que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural.

Prémio Semana ALV - visa reconhecer uma entidade ou cidadão que se tenha destacado pelo desenvolvimento de ações de aprendizagens de adultos, através de programas ou projetos eficazes e inovadores. Em 2017 foram premiadas duas entidades: a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), com o Prémio Semana ALV 2017, e o projeto Letras Prá Vida, com uma Menção Honrosa.

Revista "Aprender ao Longo da Vida" - a organização pretende editar mais um número da revista, que será o n.º 15, a ser distribuído durante a Semana ALV 2018.

 O que vai ser a Semana Aprender ao Longo da Vida 2018

1- Atividades Locais

As Atividades Locais são a essência desta Semana ALV para mobilizar e incentivar pessoas, organizações e empresas a organizar localmente iniciativas que envolvam os elementos de uma comunidade, independentemente da idade, profissão, nível académico ou cultural, despertando-lhes a curiosidade e incentivando-lhes o gosto por saber mais.

2 - Prémio Semana ALV

O Prémio Semana ALV visa promover o conhecimento e a divulgação de boas práticas de aprendizagem de adultos que se revistam de caráter inovador e se revelem eficazes no reforço da participação dos adultos em processos de aprendizagem ao longo da vida.

3 - Encontro

O Encontro Semana ALV tem uma vertente mais institucional dirigida, sobretudo, a profissionais que desenvolvem trabalho na área da educação e formação de adultos.

Os temas dos restantes painéis do Encontro Semana ALV 2018 serão:

(i) Educação de adultos em Portugal,

(ii) Cidades de aprendizagem - experiências portuguesas.

Encontra aqui mais informações sobre o evento.

Sem comentários: