segunda-feira, 13 de maio de 2019

A APDSI ASSINOU O COMPROMISSO NACIONAL POR UMA AGENDA DE VALOR EM SAÚDE EM PORTUGAL



A APDSI assinou sexta-feira o Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal, aliando-se a um conjunto de entidades públicas e privadas que pretendem centrar os cuidados no doente e melhorar a qualidade e o acesso ao sistema nacional de saúde, com o máximo de eficiência, ao menor custo possível.
Este conjunto de metas está em linha com as orientações da APDSI para a área da Saúde, nomeadamente no que respeita à maior ou menor indexação da atribuição de recursos aos resultados efetivamente obtidos por cada instituição.
Assim, neste compromisso, todos os signatários comprometem-se a: 
  1. Medir resultados que se foquem nos doentes, sistematizar práticas e integrar cuidados, procedendo, para cada entidade clínica relevante, a experiências piloto a expandir.
  2. Medir, paralelamente, os custos totais para obter esses mesmos resultados e passar, tendencialmente, a financiar por valor criado; não por atos isolados ou por silos terapêuticos.
  3. Usar e contribuir para plataformas de informação de big data, que permitirão o
registo junto do doente, a administração, a gestão integrada, a melhoria contínua e depois, o pagamento diferenciado por qualidade e valor.
  1. Ponderar a inovação terapêutica com base na relevância e impactos para o doente, seguindo o mesmo princípio para as decisões de grandes investimentos no setor da saúde.
  2. A adoção destas medidas promoverá uma transformação, já a partir do dia 11 de
maio, fazendo com que em 2021, pelo menos, um terço dos atores da saúde em
Portugal tenha aderido à prestação e ao financiamento de cuidados com base em valor. Este esforço colaborativo será acompanhado por uma task force onde todos se sentirão devidamente representados.



Sem comentários: