segunda-feira, 20 de maio de 2019

APDSI aposta em campanha para promover o envolvimento da sociedade na Consignação do IRS a organizações da área social, cultural e ambiental


Lisboa, 20 de maio de 2019: A consignação do IRS ainda é, hoje em dia, alvo de grande desconhecimento por parte da população portuguesa. De um universo de mais de 5 milhões de declarações de IRS, menos de um milhão dos contribuintes efetuam a consignação do seu IRS ou IVA.

A consignação do IRS permite doar uma parte do imposto a favor do Estado a uma organização da área social, cultural ou ambiental da preferência do contribuinte, sem qualquer custo. Num cenário de reembolso, o contribuinte não recebe menos, e num cenário de imposto adicional, não paga mais.
É, assim, uma oportunidade dada aos cidadãos de poderem fazer a diferença atribuindo a uma organização ou causa 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado depois de descontadas as deduções). Assim, em vez do IRS ficar todo na posse do Estado, uma parte é encaminhada pelo próprio Estado para a causa escolhida. Uma ajuda, muitas vezes, essencial à manutenção da atividade dessas organizações.
Com vista à amplificação desta mensagem no âmbito da sua intervenção de cidadania e inovação social, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) – que não é, pela sua natureza, uma das entidades beneficiárias – desafiou os seus associados individuais e coletivos, e a sociedade em geral, a apoiarem a campanha “Ajudar quem mais precisa não lhe custa nada” e a promoverem a consignação do IRS a uma das mais de 4.000 entidades devidamente autorizadas a beneficiar desta medida em 2019, por forma a termos uma sociedade (da informação) mais inclusiva  e participativa.
Testemunho Associação CAIS – https://youtu.be/aOUSN16lI9Y
Testemunho Fundação S. João de Deus – https://youtu.be/cqozwisx8jQ
Testemunho Associação GEOTA – https://youtu.be/2D-L4qtld-0

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