A APDSI organizou, no passado dia 12 de julho, a Conferência de Cibersegurança, cujas conclusões estamos agora a difundir. O evento ocorreu em formato híbrido na NOVA SBE e em streaming via Zoom, contanto com mais de 100 participantes.
Neste novo paradigma de um mundo digitalizado, onde a história não chegou ao fim, é necessário perceber os novos desafios, riscos e pontos de ação. Assim sendo, o que isto significa para o Governo, empresas ou setor público?
Maria Helena Monteiro, Presidente da Direção da APDSI, deu início à sessão, seguindo-se Daniel Traça, Dean da NOVA SBE – School of Business and Economics.
Israel é mundialmente conhecido pelo ecossistema vibrante em segurança cibernética. Yigal Unna, Israel National Cyber Directorate Former Chief, esteve presente e partilhou com a audiência o sucesso do país nesta área, como é que foi possível ser um dos melhores e como mitigar os riscos.
Na mesa-redonda, moderada por Nuno Guerra Santos, vogal da Direção da APDSI, José Galvão, Diretor de Sistemas de Informação do grupo IMPRESA, e Maria João Campos, Diretora do Centro de Gestão da Informação e Diretora do Serviço de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação do Centro Hospitalar Universitário de São João, ambos alvo de ciberataques, partilharam as lições aprendidas com o sucedido. Frederico Macias, Global Risk Advisory Technology, Media and Telecommunications Leader da Deloitte, deu a perspetiva das consultoras em matérias de cibersegurança, assim como as tendências, formas de prevenção e o que poderá acontecer no futuro. José Galamba de Oliveira, Presidente do Conselho da direção da Associação Portuguesa de Seguradores partilhou o que o mundo dos seguros tem para oferecer nesta área.
A sessão de encerramento ficou a cargo do Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário