Total de 15 mil euros para premiar artigos científicos sobre a Inteligência Artificial em Portugal numa colaboração entre o GEE, a Google e a APDSI
A partir desta segunda-feira, 30 de outubro, estão abertas as candidaturas ao Prémio que visa distinguir trabalhos/artigos científicos sobre a “Inteligência Artificial em Portugal: Inovações, Desafios e Impactos na Economia”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), em colaboração com a Google e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). A dotação total de 15.000 euros será repartida pelos três melhores trabalhos submetidos a concurso.
Trata-se da 11.ª edição da iniciativa Call for Papers do GEE, cujos objetivos são promover o conhecimento e a investigação sobre o impacto económico da Inteligência Artificial (IA) em Portugal, bem como criar um fórum para discussão de soluções de política pública na área.
Sob este tema-chapéu serão valorizados trabalhos sobre ética e transparência em IA, aplicações sectoriais e impactos económicos, contribuições para a sustentabilidade, desafios técnicos na implementação, evolução das qualificações nesta área, questões de segurança e privacidade, políticas públicas em Portugal, competitividade nacional face à IA global e previsões sobre o seu futuro na economia e na sociedade.
Os prazos de submissão são 31 de dezembro de 2023 para as versões preliminares dos artigos e, para aqueles pré-selecionados, 31 de março de 2024 nas versões completas.
Os artigos admitidos são sujeitos a um processo de avaliação pela Comissão Científica, composta por António Bob Santos (FCT), Gabriel Osório de Barros (GEE), Gonçalo Diniz (APEE), Helena Martins (Google), Luís Guerreiro (IAPMEI), Luísa Ribeiro Lopes (INCoDe.2030), Maria Helena Monteiro (APDSI), Nuno Lúcio (DGAE/MNE) e Pedro Duarte (CIP).
- Aceda a todos os documentos AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário