Ao ler hoje um artigo da Computerworld fiquei uma dúvida. Que é a seguinte. Fala-se de interoperacionalidade, num contexto laboral, em que se deixou de trabalhar de forma isolada, em que a Web e as redes de área local, são a base de novas formas de trabalho.
É fundamental que os sistemas de diferentes fabricantes possam colaborar entre si e que as TI e os processos de negócio sejam capazes de trocar dados e de facilitar a partilha de informação e de conhecimento. Estaremos perante um novo standard, ou seja, tecnologias centradas em processos de interoperacionalidade?
Por outro lado, a interoperabilidade sendo a capacidade de um sistema (informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente (ou o mais próximo disso) com outro sistema (semelhante ou não), terá a mesma lógica de processos e serviços?
Talvez seja importante para que um sistema seja considerado interoperável que ele trabalhe com padrões abertos, seja através de um portal, um sistema educativo ou uma plataforma electrónica para pagamento de impostos. Estamos a falar das mesmas coisas?
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