terça-feira, 17 de setembro de 2013

Governo investiga utilizadores de Facebook


O Governo português dirigiu aos responsáveis do Facebook, até Junho deste ano, 177 pedidos de informação que abrangeram 213 utilizadores da rede social.

Os dados fazem parte do relatório de transparência do Facebook que dá conta de pedidos por parte de mais 73 países, além de Portugal, que no total requereram dados de cerca de 38 mil utilizadores. 

Os Estados Unidos lideram a lista dos países com mais pedidos (quase 11.000), a Índia (3.245), o Reino Unido (1.975), Alemanha (1.886) e Itália (1.705). 

O governo português obteve dados em 42% dos seus pedidos, na sua maioria sobre crimes como roubos ou raptos, lê-se no blogue do Facebook onde é publicado o relatório. 

Na maioria dos casos, os governos querem obter informação básica sobre os subscritores, como o nome, a morada e a duração do serviço. O Facebook foi a rede social à qual Portugal mais pedidos dirigiu nos últimos meses. O relatório de confidencialidade mais recente do Twitter não registava qualquer intenção por parte do Estado português, enquanto o do Google mencionava cinco pedidos de remoção de conteúdos.

Sem comentários: