sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Processo de modernização da informática do Estado ameaçado


O processo de modernização da informática do Estado pode estar em risco. O alerta foi feito por José Tribolet, membro do conselho consultivo encarregue de acompanhar o processo pelo ex-ministro Miguel Relvas, em entrevista ao jornal Expresso.

Tribolet lamenta que a atual ausência de liderança política na estratégia de modernização informática do Estado ponha em causa um processo de poupança estimada em centenas de milhões de euros em software.

O consultor, que já pediu uma audiência com o Primeiro Ministro, diz que «existe o risco de voltarmos ao caos» se o Governo não definir quem vai gerir o grupo criado pelo conselho de ministros em março de 2012 para racionalizar e reduzir custos informáticos na Administração Pública.

O lugar foi ocupado durante quase um ano por Marta Sousa, que se demitiu quando Miguel Relvas, que tinha lançado este programa, saiu do Governo, sem entretanto ser substituída.

Cardoso da Costa, o secretário de Estado da modernização administrativa que ficou com a competência de tutelar o processo, assegura-se que os atrasos decorrentes das crises políticas ocorridas desde março não se refletem no trabalho feito até ao momento pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA). 

Enquanto se aguarda que o Orçamento de Estado de 2014 contemple esta área, a APDSI já se prepara para apresentar no próximo dia 24 uma conferência sobre "Reutilização da Informação do Setor Público - Expetativas e Realidades", considerando que este é um recurso com um enorme potencial económico, pois «representa uma matéria-prima para novos serviços e produtos de valor acrescentado com um valor estimado entre 10 e 48 mil milhões de euros na União Europeia, permitindo a criação em larga escala de novos empregos e novas indústrias de informação». As inscrições são gratuitas mas obrigatórias para secretariado@apdsi.pt. 

Sem comentários: