segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

APDSI na celebração dos 25 anos do jornal Semana Informática



No balanço deste ano que agora termina, recordamos que o jornal Semana Informática completou em 2014 o seu 25º aniversário nas bancas portuguesas e falou com a Direção da APDSI acerca da evolução da Sociedade da Informação ao longo deste quarto de século.

Num artigo intitulado "Uma TImeline de mudanças", a publicação recuou até «alguns epicentros pontuais, como a passagem do ano 2000, a conversão para o euro, o boom das dotcom, que produziram crescimentos neste setor muito acima da média de outros. Por outro lado, na ressaca destes crescimentos verificou-se o esmagamento de preços e o aparecimento de outsourcing tático baseado apenas na redução de custos».

A criação de empresas tecnológicas de base nacional e o grande avanço nos serviços e-gov foram marcos de transformação assinalados pela direção da APDSI, que também destaca claramente, no artigo que pode ler na íntegra na nossa página na web, o papel da liberalização do mercado de telecomunicações na ascensão e aceitação das TI a nível nacional.

A APDSI orgulha-se de ter feito parte das comemorações de uma data tão marcante para a Semana Informática.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

«IMPACT OF OPEN GOVERNMENT ON PUBLIC SECTOR MODERNIZATION POLICIES»




Ao lermos o post anterior  sobre o 13º Fórum da Arrábida  que este ano foi subordinado ao tema "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - A Reforma do Estado", e o relatório sobre as conclusões, ocorreu-nos trazer para aqui o documento da imagem que recentemente, por razões profissionais, tínhamos consultado. Associado a ele, dos mesmos autores, também esta apresentação. 
Da introdução:
THE CONCEPT OF OPEN GOVERNMENT
The term “open government " refers to a concept of governance at central and local levels, based on models, tools and technologies that enable the government to be open and transparent.
In particular, the Open Government requires that all the activities and the information created or managed by the public sector administrations should be open and available, in order to facilitate effectiveness of the decisions and to ensure the social control of citizens, journalists and civic organisations regarding the acts and decisions of the administrators.
The Open Government, therefore, is a model of government that requires the authorities and public institutions to redesign the way they operate and take decisions, particularly for what concerns the participation of the civil society and citizens into these procedures.
An "open model" in central and local government is indeed characterized by forms of discussion and collaboration with citizens, as well as open and transparent measures of communication for the local community. Continue a ler.
E uma boa ocasião para se divulgar a EUPAN - European Public Administration Network .



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

13º Fórum da Arrábida | "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - A Reforma do Estado"



A APDSI realizou, no dia 10 de outubro de 2014, o 13º Fórum da Arrábida subordinado ao tema "Repensar o Futuro da Sociedade da Informação - A Reforma do Estado". Este 13º Fórum da Arrábida veio na continuidade dos encontros anuais realizados desde 2002 e teve como objetivo voltar a reunir um conjunto de personalidades que, em conjunto, refletiram e exploraram novas ideias sobre o que será o futuro da SI e do Conhecimento em Portugal, num mundo cada vez mais complexo.


Discutir ideias, baseados em tendências de necessidades, valores e modos de comportamento, que acreditamos que nos podem levar além das nossas rotinas diárias, materializando-se em visões criativas, foi um objetivo alcançado.

Nesta edição foi elaborado um conjunto de contributos complementares sobre o "Guião da Reforma do Estado" recentemente publicado pelo Governo. Pretende a APDSI enunciar, com base em reflexões, perspetivas e contributos independentes de elementos de vários quadrantes e experiências da Sociedade Civil, o que considera poderem (ou deverem) vir a ser aspetos a ter em conta na concretização dos programas de transformação e modernização da Administração Pública.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Proporção de hospitais com processos clínicos eletrónicos quase duplicou numa década



Mantém-se a tendência para o aumento da informatização das atividades médicas, destacando-se a subida registada na proporção de hospitais com processos clínicos eletrónicos: 83% em 2014 face a 42% em 2004.

Em 2014, o acesso à Internet nos hospitais é universal, 97% com acesso em banda larga. A disponibilização de pontos de acesso à Internet (hotspots) aos utentes é assegurada por 45% dos hospitais, enquanto 35% disponibilizam computador com acesso à Internet aos doentes internados.

Estes são os resultados do Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação nos Hospitais, do Instituto Nacional de Estatística, relativo ao ano de 2014.

A maioria dos hospitais, 93%, referem estar presentes na Internet, principalmente através de website próprio (87% daqueles com presença na internet) e/ou da presença no website integrado no site do Ministério da Saúde (19%). A percentagem de hospitais com marcação de consultas médicas online aumentou mais de 20 p.p. nos últimos anos (8% em 2010 e 30% em 2014).

Das atividades de telemedicina, a mais utilizada foi a teleradiologia, ou seja, a permuta de imagens radiológicas, ultrassonográficas, tomográficas ou de ressonância magnética para discussão de casos e resolução de diagnósticos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

«Data Revolution Report»




O Relatório da imagem foi produzido por um Grupo de Especialistas Independentes para o Secretário Geral das Nações Unidas,  e conclui que  «Data Revolution for Sustainable Development Requires Investment, Innovation and Leadership». Saiba mais aqui.
Entretanto, já está disponível o Documento seguinte para o qual o primeiro também contribuiu.



E deste relatório a imagem que se segue que nos dá uma proposta de elementos  para a nova agenda do Desenvolvimento Sustentável pós-2015. 



E terminemos com um excerto do relatório da imagem inicial: «Data are the lifeblood of decision-making. Without data, we cannot know how many people are born and at what age they die; how many men, women and children still live in poverty; how many children need educating; how many doctors to train or schools to build; how public money is being spent and to what effect; whether greenhouse gas emissions are increasing or the fish stocks in the ocean are dangerously low; how many people are in what kinds of work, what companies are trading and whether economic activity is expanding».

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Música na net paga com IVA local a partir de 2015



Os serviços electrónicos prestados por empresas europeias vão passar a pagar a taxa de IVA aplicada ao país do consumidor. Portugal, que tem mais oito pontos percentuais de IVA do que o Luxemburgo, onde está a maioria das empresas, vai sofrer um agravamento fiscal nas compras de apps, música e filmes pela Internet já a partir de 1 de Janeiro.

Ao descarregar música e filmes electrónicos, apps, até programas antivírus ou qualquer outro serviço electrónico no espaço europeu, os consumidores finais portugueses vão passar a pagar mais caro a não ser que as fornecedoras dos serviços absorvam o custo fiscal. Esta alteração às regras do imposto decorre de uma directiva europeia  que passa a vigorar em todos os Estados-Membros da União Europeia.

Até aqui, a taxa de IVA em vigor era a do país da empresa que presta o serviço o que quer dizer que, por exemplo, uma música comprada através da Apple luxemburguesa vai pagar mais 8% de IVA, em vez dos actuais e mais competitivos 15%.

Empresas como a Google, a Apple ou a Amazon operam a partir do Luxemburgo, que tem a mais baixa taxa de IVA da Europa.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

APDSI comemora neste dia 12 de dezembro o seu 13º aniversário



Estimados sócios, patrocinadores e amigos,

Nascida a 12 de dezembro de 2001, da vontade de um grupo de entusiastas e especialistas nas tecnologias que viriam a mudar a realidade da Sociedade da Informação, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação tornou-se realidade e continua a mostrar trabalho ao longo destes 13 anos. Temos como referência o percurso dos nossos sócios-fundadores que deram vida à APDSI graças ao empenho e paixão que puseram na nossa missão primordial, sempre com o foco nos cidadãos, na satisfação das suas necessidades e na criação de conhecimento livre e partilhado.

Também estamos a chegar ao final de mais um ano civil, período tipicamente de reflexão, e no qual vamos reforçar as nossas convicções nesse entusiasmo que nos caracteriza.

Paulatinamente, já ultrapassámos a barreira dos 900 sócios, entre cidadãos e empresas, mais de uma dezena de grupos de estudo continuam empenhados, e na nossa missão de promover e desenvolver a Sociedade da Informação contamos com o apoio de cerca de 30 patrocinadores que nos acompanharam todo o ano e/ou em eventos específicos. Todos são responsáveis por este momento de congratulações e merecem o nosso agradecimento.

Vamos continuar a investir num futuro melhor para a Sociedade da Informação em Portugal. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Já é conhecido o vencedor da edição portuguesa do Global Management Challenge



A equipa de quadros da Felpos Bom Dia, apoiada pelo IAPMEI, venceu a edição nacional deste ano do Global Management Challenge (GMC).

A PME enfrentou a final desta 35ª edição do prémio com mais sete equipas provenientes de grandes empresas nacionais e obteve a melhor classificação na competição deste ano. A Felpos Bom Dia prepara-se agora para representar Portugal na competição internacional do jogo de gestão que vai decorrer em Praga, República Checa, de 21 a 23 de abril. 

Promovido pela SDG - Simuladores e Modelos de Gestão Lda. e pelo jornal Expresso, o GMC conta com a associação do IAPMEI, enquanto parceiro fundador. A iniciativa surgiu associada ao conceito de competição de estratégia e gestão

Num exercício de gestão simulada de empresas, cada equipa vai tentar obter os melhores resultados e maximizar o seu valor junto de investidores, testando em ambiente virtual a implementação das suas estratégias e o impacto das suas decisões de gestão.

O IAPMEI tem apoiado as PMEs a iniciar os seus quadros nesta ferramenta formativa e distingue anualmente a melhor equipa de PME da competição.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Info Management Conference realiza-se em Lisboa




A AESE - Escola de Direção e Negócios (Lisboa) vai receber na segunda-feira, dia 15, a Info Management Conference.
Trata-se de um evento sobre Gestão de Informação e Gestão do Conhecimento que reúne profissionais, empresas, investigadores e estudantes.

O objetivo da conferência, que conta com o apoio da APDSI, é dar a conhecer as boas práticas de Gestão de Informação, tecnologias que mudam as organizações e os resultados de investigação dos melhores estudantes da área.

Paul Corney, especialista em Gestão de Conhecimento, consultor e conselheiro de diversas empresas e governos em todo o mundo, é um dos oradores do evento. Corney também colabora no Mestrado em Gestão de Conhecimento e Inovação da Universidade de Brighton.

As inscrições são gratuitas mas limitadas e pode fazer a sua através do e-mail contact@infomgmt.org.

Consulte aqui o programa completo.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cyberbullying com manifestações em Portugal



O cyberbullying, recurso à Internet como meio para ofender terceiros com ameaças, difamações e violência psicológica, é um fenómeno que também tem incidência em Portugal. Este é o resultado de um estudo levado a cabo por José Ilídio de Sá, investigador da Universidade de Aveiro e autor de uma tese de doutoramento sobre o fenómeno, divulgado no final de novembro.

Na dissertação, intitulada "Bullying nas Escolas: Prevenção e Intervenção", o autor ressalva que o cyberbullying traduz uma forma mais complexa de bullying. «Em muitos casos surge como a continuação do bullying presencial mas noutras situações desponta como o espaço predileto do agressor», sublinha o também diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida (Espinho) que estudou turmas do 7º e do 10º ano.

O investigador conclui que o cyberbullying assume contornos ainda mais graves que o bullying físico, na medida em que os agressores podem atuar com a verdadeira identidade escondida e socorrem-se de smartphones (em especial com câmaras digitais), tablets, computadores e acesso fácil à Internet; um meio que, de acordo com o investigador, é cada vez mais «utilizado pelos jovens para ofender terceiros».

Para combater este problema, José Ilídio de Sá apela a uma maior participação por parte das famílias dos jovens, essencialmente em áreas como a vigilância e monitorização da utilização da Internet por parte dos jovens, além de sugerir o estabelecimento de limites aos tempos de utilização, ou até mesmo à própria localização, dos equipamentos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

11ª Conferência Anual da itSMF



A itSMF vai promover a sua 11ª Conferência Anual que este ano será subordinada ao tema "O contributo das TIC como motor de inovação e competitividade na retoma da economia".

O evento vai decorrer no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa, no próximo dia 4 de dezembro, a partir das 09h00.


Os associados da APDSI poderão inscrever-se e usufruir do mesmo valor atribuído aos associados itSMF.

As inscrições e o programa estão disponíveis no sítio na web da itSMF.