Está disponível, desde dezembro do ano passado, uma aplicação desenvolvida por um português que, em 2005, venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática da APDSI. Ricardo Vice Santos juntou-se ao sueco Andreas Blixt, ex-colega de trabalho nos escritórios do Spotify nos Estados Unidos, para criar o Roger - aplicação que o New York Times já definiu como o «walkie-talkie do século XXI».
Foi em 2005, quando tinha apenas 19 anos e estudava na escola secundária de Faro, que Ricardo Vice Santos participou e venceu as Olimpíadas Nacionais de Informática da APDSI. Nessa altura já era apaixonado por programação, o que o levou a fazer a licenciatura em Engenharia Informática e Computação, no Instituto Superior Técnico de Lisboa.
A ideia da aplicação nasceu, segundo contou ao New York Times, das dificuldades que tinha em falar com a mãe quando foi para os Estados Unidos: a diferença horária para Portugal era significativa e a senhora não gostava de sms por as considerar demasiado impessoais. Foi a pensar na superação do problema que Ricardo se uniu ao sueco Andreas Blixt para criar a Roger, uma aplicação através da qual se pode deixar mensagens de voz, independentemente do destinatário ter a aplicação ou não, sendo ainda possível deixar o contexto de onde se manda a mensagem, como o estado do tempo e a altura do dia em que foi enviada.
A oportunidade de negócio surgiu, no entanto, quando Ricardo Vice Santos se cruzou com Chamath Palihapitya (um dos homens fortes de Mark Zuckerberg, no Facebook), e conseguiu, em 25 segundos, mais de 900 mil euros para fazer crescer a app. Nessa primeira reunião, Chamath olhou para a app, escolheu alguém da sua lista de contactos e mandou um Roger a dizer: «Olha aqui esta app que estou a testar!». 25 segundos depois teve uma resposta dessa pessoa.
A utilização do Roger é bastante simples, como se o utilizador estivesse a usar um walkie-talkie. Basta selecionar o contacto, tocar no ecrã para falar e voltar a tocar para ouvir a resposta. É também possível ver o estado da pessoa a quem se quer ligar e verificar se está disponível. É uma aplicação gratuita.