A APDSI vai realizar, a 8 de novembro de 2016, no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa, a conferência "Gestão Documental: utopia e realidade", da responsabilidade do Grupo de Informação Documental (GID), que tem vindo a acompanhar as boas práticas da Gestão Documental. O objetivo do estudo e do encontro passa por colocar na agenda dos decisores da Administração Pública, e da generalidade das empresas portuguesas, a importância da gestão dos recursos documentais na atual sociedade da informação e do conhecimento.
Enquanto "quarto recurso", além das pessoas, dos dinheiros e do património físico, a APDSI pretende valorizar os arquivos enquanto fontes de informação essenciais numa Sociedade da Informação, onde são muitos os negócios que apenas existem num contexto digital, levando a uma aceleração de processos e aumento de produtividade inimagináveis há poucos anos.
O GID quis avaliar como o conceito da Gestão Documental tem sido absorvido pelo mercado, quando tudo aponta para uma obrigatória desmaterialização e modernização administrativa, sem as quais será difícil atingir ganhos de produtividade. Por isso, o estudo começou com um inquérito às empresas, após o qual foram abordadas diversas individualidades para saber quem usa a gestão documental, qual o predomínio do digital sobre o papel e como serão as principais funcionalidades disponíveis nas soluções dos próximos anos.
Na conferência de 8 de novembro vão ser partilhados os resultados obtidos para avaliar como a UTOPIA de uma Governança da Informação se pode compatibilizar com a REALIDADE da Gestão Documental tendo em conta a VISÃO da Sociedade Civil.
Queremos DEBATER o estado da arte e perceber os caminhos do futuro e, para isso, contamos consigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário