segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da Internet aponta conclusões para o México



A APDSI é uma das entidades presentes na sessão final da 5.ª edição do Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da Internet, co-organizado pela ANACOM, "Chapter" ISOC Portugal, DNS.PT, ERC, FCT e IAPMEI, que se realiza no dia 23 de novembro de 2016, às 14h30, no IAPMEI, na Estrada do Paço do Lumiar, em Lisboa.

O Fórum, que reúne um painel de especialistas em diversas áreas relacionadas com a Internet, incluiu, este ano, um conjunto de discussões temáticas abertas nos meses de outubro e novembro sobre o futuro da Governação da Internet, Neutralidade da Internet, Acesso e Inclusão Digitais, incluindo as Mulheres nas TIC, Proteção de Dados, Tecnologias da Internet e Discurso do Ódio.

Desta sessão final vão sair as mensagens de Lisboa 2016 num contributo para a discussão que decorrerá ao nível mundial, no Fórum Global "IGF 2016", no México, de 6 a 9 de dezembro.

A Governação da Internet envolve uma multiplicidade de políticas públicas e de diferentes regras e princípios que acabam por constituir a expressão da comunidade Internet global. A evolução permanente da discussão da Governação da Internet aponta para a necessidade de um debate aberto, mesmo quando não permite alcançar consensos ou conclusões. Este debate é um processo em curso que reúne pontos de vista e preocupações de uma multiplicidade de partes interessadas (stakeholders) - governos, setor privado, comunidades técnica e académica, sociedade civil e organizações internacionais - e constrói entendimentos comuns e significados partilhados sobre os vários assuntos técnicos e políticos relacionados com a Internet.

 A participação é livre embora sujeita a inscrição que pode fazer aqui.

Sem comentários: