Luis Morán Abad, vice-presidente da itSMF Espanha
O vice-presidente da itSMF Espanha, Luis Morán Abad, esteve em Portugal, na conferência da itSMF Portugal - Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação - na passada quinta-feira, dia 27 de outubro, para falar sobre "Gestão de Serviços numa Estratégia de Transformação Digital".
A intervenção deste especialista focou-se na evolução do modelo de gestão dos serviços de tecnologias da informação como chave para a transformação digital desta área de negócio. Com a chegada da Era Digital, traduzida no aumento exponencial de dispositivos móveis, a popularidade das redes sociais, a disseminação dos objetos ligados à Internet, o crescimento do volume de dados e a capacidade de processamento, a computação em nuvem, a evolução para cidades inteligentes, corremos de nos tornarmos obsoletos e fazermos parte do que designamos por legacy. Esta foi uma das preocupações manifestadas por Luis Morán Abad.
Os gestores de serviços TIC dispõem atualmente de mais de 50 referências para utilizar, mas, como responder aos desafios da Era Digital? Partindo do exemplo de uma empresa já digital, uma cadeia hoteleira confortável e acolhedora distribuída pela Península Ibérica e América Latina com um negócio em expansão de 15 unidades, Luis Moran avisa que se não tiver uma correta gestão, acompanhada de uma vigorosa cultura de empreendedorismo, em detrimento do empregado que apenas cumpre ordens e consciência de estar num negócio muito dinâmico, a mesma pode estar ameaçada num período temporal relativamente curto.
Perante o cenário de surgimento de novos modelos de negócio nesta área, com modelos de estadia mais informais, em tendas ou cápsulas, por exemplo, naquilo que se traduzirá num produto mais barato, em regime de self-service e sem empregados, surge agora a ameaça sobre um negócio até aqui em expansão.
Luís Moran exemplificou como deve reagir a gestão perante esta ameaça e, propõe um novo modelo de Gestão de Serviços TIC, ITSM2020, em que as diferentes referências (Design Thinking, Prince 2, DevOps, BM Canvas, Digital Lab, SCRUM, Lean IT, ISO 20000, ISO 27001 e outras) são utilizadas enquadradas dentro do ciclo de vida ITIL para dar uma resposta de negócio adequada.
Luís Moran exemplificou como deve reagir a gestão perante esta ameaça e, propõe um novo modelo de Gestão de Serviços TIC, ITSM2020, em que as diferentes referências (Design Thinking, Prince 2, DevOps, BM Canvas, Digital Lab, SCRUM, Lean IT, ISO 20000, ISO 27001 e outras) são utilizadas enquadradas dentro do ciclo de vida ITIL para dar uma resposta de negócio adequada.
Este novo modelo, como motor de inovação e mudança na organização, deve ser uma estrutura de base, ágil na sua própria definição e implementação das práticas, que sustenta todo o tipo de boas práticas. Não significa que os sistemas atuais já não sirvam mas é necessária uma revisão de a forma a adotar novas formas de trabalho na organização.
Porque acredita que a tendência se pode sempre inverter, o especialista incita as direções das organizações a fazerem uma análise de tendências, aumentar o contacto com os clientes, envolvendo todos os colaboradores e, com otimismo, apostar numa gestão de serviços de TI consciente destas alterações no mercado.
"Se eu participo e discuto novas formas de design de software, se aposto numa visão tecnológica e de integração, mantenho uma boa relação com os fornecedores de serviços de TI e contribuo para se chegar à solução estou a dar os passos certos", afirma o vice-presidente da itSMF Espanha. Objetivo final é, naturalmente, que as empresas do futuro assegurem o seu comprometimento para com a ISO/IEC 20 000 que define as melhores práticas de gestão de serviços de TI para empresas prestadoras de serviços, garantindo a entrega aos clientes de serviços de qualidade.
Assim, a figura do Chief Practice Officer (CPO) deve no futuro deve, no entender de Morán Abad, tornar a prática de gestão de TI transparente para todos os colaboradores, incentivando a diferentes maneiras de fazer as tarefas de sempre e tornar a mudança de rotinas pacífica.
O primeiro painel contou, ainda, com a intervenção da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca do Presidente da itSMF Portugal, Rogério Costa, e do Diretor de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Paulo Soeiro de Carvalho, além de outros oradores com interessantes casos de estudo.
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