quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Lançamento do cenário “No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?”



A APDSI, Associação para a Promoção e o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, vai apresentar o cenário "No Limiar da Autodeterminação da Inteligência Artificial?" no dia 20 de fevereiro, às 14h30, no pequeno auditório da Culturgest, em Lisboa.

O encontro é uma organização do Grupo "Futuros da Sociedade da Informação". Este contexto agora apresentado vem na sequência do “Aprofundamento da era Digital - Um Cenário para 2030”, de 2016. 

Ainda estamos a tempo de impedir a auto - determinação da IA em desenvolvimento? Se se confirmar a autodeterminação da IA e se o “Valor Acrescentado Artificial” for superior ao “Valor Acrescentado do Humano”, para que servirá o Homo Sapiens? Estas são algumas questões a que a APDSI vai procurar responder na sessão de 20 de fevereiro.

Como ponto de partida estabelecemos que estamos numa Sociedade da Informação e do Conhecimento avançada, em que é maior a apetência dos cidadãos pela utilização de tecnologias de informação e outras com elas interligadas. Independentemente do que vier a acontecer, o processo seguido até aqui constitui também uma tentativa de dar sentido a um futuro que é incerto, mas também de promoção de algum pensamento criativo face ao conhecimento  convencional.

Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, vai falar sobre "O Futuro Digital e o Cenário Apresentado", numa intervenção seguida de debate.

A participação no lançamento do cenário é gratuita mas de inscrição obrigatória que pode fazer aqui. Aqui encontra o programa.

Sem comentários: