terça-feira, 31 de julho de 2018

Implante conectado ao iPhone ajuda cidadãos com perda auditiva



A Apple lançou a aplicação Nucleus Smart que pretende vir a ajudar os cidadãos que sofrem de perda auditiva.

A Cochlear é uma empresa australiana especializada em implantes auditivos e há mais de oito anos a marca uniu-se à Apple para desenvolver um equipamento auditivo que funcionasse de forma integrada ao iPhone. O primeiro resultado da parceria veio a público em 2015 com o lançamento do processador de som Baha 5, capaz de descodificar som para pessoas que tinham perdido tal capacidade.

Em 2017 a união das marcas apresentou ao mercado o processador Nucleus 7 sound processor, que dispensa a necessidade de um dispositivo adicional. Até então, todos os modelos de implantes tinham de se conectar aos aparelhos portáteis via Bluetooth, o que agora deixa de ser necessário.

O aparelho é responsável por garantir acesso ao mundo digital a pessoas com perda auditiva em níveis avançados. Para quem apresenta problemas menores de audição, o funcionamento do dispositivo não é tão significante.

Graças ao Nucleus 7, atividades relativamente comuns, que até então eram impossíveis, como fazer uma chamada telefónica, ouvir música ou orientar-se com um GPS, são agora possíveis para quem sofre de perda de audição. Além de viabilizar as atividades, o processador permite controlar os níveis do som que chegam ao ouvido através do smartphone.

A aliança entre a saúde e as novas tecnologias já tem alguns anos. Na APDSI, o último evento neste âmbito decorreu em fevereiro de 2015 e pode recordá-lo aqui.

Sem comentários: