segunda-feira, 2 de julho de 2018

Conheça a nova Direção da APDSI para 2018-2021: Helena Monteiro tomou posse como Presidente a 21 de junho

"Ousar, desafiar e inovar" é o mote da nova equipa para o próximo triénio


Já tomou posse a nova direção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, com Helena Monteiro a suceder a Luís Vidigal, um dos fundadores da associação, que exercia o cargo desde março de 2017 e que pertenceu à Direção durante 17 anos.

Helena Monteiro, que será a primeira mulher a presidir a APDSI, já tinha integrado a direção da APDSI entre 2012 e 2017. Doutorada em Ciências Sociais, na especialidade de Administração Pública, pela Universidade Técnica de Lisboa, é docente da Universidade de Lisboa, tendo como áreas de investigação a Transformação Digital no Setor Público, o eGov e eHealth e os  Processos de Formulação e Implementação de Políticas Públicas. Para além do vasto currículo académico, tem uma longa experiência enquanto dirigente da Administração Pública e Partner na Consultoria de Gestão de uma das Big5.

Sob o mote "Ousar, desafiar e inovar", a nova direção pretende reforçar a dinâmica que a Associação tem tido ao longo dos anos, fortalecer a ligação com todos os que fizeram dela um fórum de debate útil sobre a Sociedade da Informação em Portugal, e ainda articular com novos atores da Sociedade Civil debates sobre caminhos que encarem a ambiguidade e as certezas da transformação digital.

A nova direção quer continuar a desenvolver o conhecimento, nomeadamente através do incentivo aos estudos realizados pelos Grupos de Trabalho, conferências, seminários e workshops, o Fórum da Arrábida, as Olimpíadas de Informática Nacionais e Internacionais, além de pretender reativar Grupos de Alto Nível.

Helena Monteiro vai ser acompanhada nesta missão por Filipa Fixe, João Catarino Tavares, Luís Nunes, Miguel Brito Campos, Nuno Guerra Santos e Sofia Aureliano. Mantêm-se a Delegação Norte e o Conselho Fiscal. Daniela Azevedo substitui Ana Evans enquanto Secretária da Mesa da Assembleia Geral.

Todos os elementos da direção, para além de experiências de associativismo, têm prática de Estratégia, Planeamento, Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Informação. 

Filipa Fixe tem um PHD em Bio-nanotecnologia e experiência nos setores das Telecomunicações e da Saúde; João Catarino Tavares tem larga experiência em Gestão e Administração Pública e nos seus Sistemas de Informação; Luís Nunes tem um vasto currículo em Consultoria de Gestão nas áreas da Administração Pública e Saúde; Miguel Brito Campos tem por área de ação as transformações digitais na Administração Pública; Nuno Guerra Santos especializou-se e atua na área da Consultoria de Gestão focada no setor público e no setor privado; e Sofia Aureliano é especialista em Comunicação e Ciência Política.

Luís Vidigal deixa, por vontade própria, a presidência da Direção, embora mantendo a sua ligação aos Grupos de Trabalho e a outros projetos inovadores no seio da APDSI e da sua missão.

Sem comentários: