terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A APDSI volta a promover a realização das Olimpíadas Nacionais de Informática e renova aposta na representação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais


Lisboa, 05 de fevereiro de 2019 – A APDSI organiza a 31.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) e promoverá a participação da representação portuguesa em mais uma edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), este ano, no Azerbaijão.
Depois de fazer história na edição de 2018 das Olimpíadas Internacionais de Informática, com Kevin Pucci a trazer a primeira medalha de prata para o nosso país, Portugal voltará a marcar presença, este ano, naquelas que são uma das seis olimpíadas mundiais da Ciência, tendo como aspiração a superação dos resultados da edição anterior.
A equipa que representará Portugal nas IOI é selecionada através do concurso de informática Olimpíadas Nacionais de Informática. A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
As Olimpíadas Nacionais da Informática são organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e contam, em 2019, com o apoio da Fundação Gulbenkian.
Este ano, e como tem sido hábito, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é um concurso realizado através da Internet, no qual podem concorrer todos os alunos do ensino secundário, e que consiste na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas soluções a um sistema de avaliação automático.
Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realizará presencialmente, durante o mês de maio.
Os concorrentes melhor classificados na prova final poderão ser selecionados para participar num estágio de formação, a realizar em junho de 2019, no final do qual serão escolhidos quatro elementos que formarão a comitiva que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Informática.
A primeira edição das IOI teve lugar em Pravetz, Bulgária, em 1989, com o apoio da UNESCO e desde então têm-se realizado todos os anos. O objetivo principal das IOI é estimular o interesse dos jovens – estudantes do ensino secundário – pela informática e pelas tecnologias da informação e os seus vencedores, em cada ano, pertencem ao grupo dos melhores jovens cientistas mundiais no domínio da Informática.
As IOI 2019 realizam-se este ano em Baku, no Azerbaijão, de 4 a 11 de agosto de 2019. Portugal estará presente, em conjunto com cerca de 80 outros países.
As inscrições são realizadas no sítio das Olimpíadas Nacionais de Informática em http://oni.dcc.fc.up.pt/2019/inscrever

Links úteis:
Olimpíadas Internacionais da Informática – http://olympiads.win.tue.nl/ioi/
Olimpíadas Internacionais da Informática 2019 – https://www.ioi2019.az/
Olimpíadas Nacionais da Informática 2019 – http://oni.dcc.fc.up.pt/2019.

OMS lança o primeiro curso de e-Learning sobre Política de Financiamento em Saúde


Este curso de e-learning compreende seis módulos que cobrem as principais funções da política financeira de saúde, conforme conceituada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Este curso visa participantes de vários níveis de experiência e especialização e é um dos considerados fundamentais pela OMS.
O curso foi concebido para ser usado de várias formas: como preparação para aqueles que irão participar num curso presencial da OMS, para aqueles que, por vários motivos, não puderem participar nesse tipo de curso, e para aqueles que já participaram em alguns cursos e desejam atualizar os seus conhecimentos. O curso funcionará em vários dispositivos, sistemas operacionais e navegadores.
Saiba mais aqui.

APDSI divulga o maior projeto de investigação coordenado por Portugal: o Smart4health


O Smart4health é coordenado por Portugal no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020, e tem como principal objetivo fomentar soluções personalizadas de saúde através da troca universal de Registos de Saúde Eletrónicos.
Este projeto recebeu um financiamento de 22 milhões de euros, dos quais mais de 4 milhões para entidades portuguesas. O desenvolvimento deste projeto vai permitir que os cidadãos e prestadores de cuidados de saúde colaborem de forma integrada e digital com médicos e investigadores. Com isto, o Smart4Health capacitará o cidadão europeu para a gestão da sua própria saúde no contexto de uma vida ativa numa sociedade digital.
O Smart4Health assenta em dois grandes pilares que derivam das necessidades do cidadão numa sociedade cada vez mais digital: participar na gestão da própria saúde e ajudar a sociedade através da partilha dos seus dados.
Saiba mais aqui.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A APDSI divulga a 3.ª Conferência Anual da PASC – Casa da Cidadania

PASC – Casa da Cidadania promove a 3.ª Conferência Anual, a ser realizada no próximo dia 26 de fevereiro, entre as 14 e as 18 horas, na Sala do Senado da Assembleia da República.
Este ano, a Conferência Anual terá como tema genérico “Democracia e Cidadania: Encontros e desencontros” e pretende ser um encontro ao mais alto nível entre a  Casa da Cidadania e a Casa da Democracia, promovendo o debate entre perspetivas cívicas e académicas sobre o acompanhamento, a dinamização e a intervenção ativa, de forma orgânica ou inorgânica, em torno das grandes causas da sociedade portuguesa.
Simultaneamente, pretende-se ouvir os vários grupos partidários e algumas das comissões parlamentares, sobre a forma como acompanham e procuram responder aos movimentos sociais e às iniciativas orgânicas e inorgânicas que surgem no âmbito da sociedade civil.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Inscreva-se aqui.
Consulte o Programa aqui.

A APDSI divulga o Prémio Anual da Cidadania 2019 promovido pela PASC – Casa da Cidadania

PASC – Casa da Cidadania, convida todas as associações a promoverem candidaturas individuais ou coletivas ao Prémio Anual da Cidadania 2019, que irá ser anunciado na 3ª Conferência Anual da PASC – Casa da Cidadania, a ser realizada na tarde do próximo dia 26 de fevereiro na Sala do Senado da Assembleia da República.
As candidaturas poderão ser enviadas por email utilizando o impresso incluso ao regulamento ou através do acesso à página da PASC-CC ou através de um clique aqui.
A receção de candidaturas que inicialmente foi comunicada até 31 de janeiro foi estendida até ao próximo dia 10 de fevereiro.