terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A APDSI deseja-lhe Festas Felizes!



“A única certeza é que não há certeza”. Disse-o Fernando Pessoa, certamente na incerteza de que hoje as suas palavras fizessem tanto sentido. Num contexto de pandemia global, ainda sem avistarmos o fim desta história, aprendemos que apenas temos certa a incerteza.

Os tempos exigentes trouxeram-nos, contudo, o conforto de sabermos que a sociedade, quando estimulada a reagir e a avançar, sai eficientemente da sua zona de conforto e surpreende. Progride. Deslumbra.

Se em cada novo ano temos por apanágio fazer a apologia do recomeço, agora juntamos-lhe inevitavelmente a da superação. Numa união de forças entre pessoas, famílias, empresas e comunidades, trilhamos novos caminhos e vamos à descoberta.

Cada vez estamos mais conscientes da tábua de salvação que é o Digital. Hoje, somos todos Sociedade da Informação. Partilhamos o desafio constante do aperfeiçoamento de competências, da necessidade de melhoria permanente de performances, da renovação persistente da inspiração e da inovação.

Esta demanda é uma bênção, que agradecemos, abraçamos e celebramos junto dos que nos rodeiam, alimentando o verdadeiro espírito da quadra. Fazemos votos de que todos possam senti-lo, na plenitude. E que as limitações circunscritas à proximidade física não enfraqueçam os afetos. Pelo contrário, os robusteçam e regenerem.

É nosso profundo desejo que se cumpra o Natal, em cada um de vós, na solidariedade, no amor e na família.

Neste momento de despedida de um ano exigente e conturbado, queremos agradecer a todos os que contribuíram para o cumprimento da nossa missão, que muitas vezes se fez com a reinvenção de nós próprios, de formas e de conceitos.

Agradecemos a confiança dos nossos sócios individuais e institucionais, de todos os elementos que compõem os grupos de trabalho, parceiros, patrocinadores e os convidados que participaram nas dezenas de ações que a APDSI realizou, em 2021.

Apesar dos constrangimentos, conseguimos ter a agenda sempre completa, abordar os temas mais prementes e propor uma reflexão profícua sobre o estado da arte.
Nunca estivemos parados nem sozinhos. Agradecemos, por isso, a vossa construtiva colaboração e a perseverante companhia.

Espera-nos um 2022 igualmente desafiante e incerto, em que acreditamos que continuaremos a construir um caminho sólido, válido e de cooperação. Diferentes na forma, mas sempre constantes na essência. Contamos convosco nesta união, e neste compromisso de promover a Sociedade da Informação.

Festas Felizes!

CONCLUSÕES | TrainOn "Ferramentas Facebook para Instituições do Setor Social"

 


As áreas de Política Digital e Governança e de Cidadania e Inovação Social na APDSI dinamizaram e promoveram o TrainOn “Ferramentas Facebook para Instituições do Setor Social” em 30 de novembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou os testemunhos de Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA; Hélène Verbrugghe e Javier de Santiago, responsáveis de políticas públicas e setor social na Facebook, e Nuno Guerra Santos, vogal da direção da APDSI, que abriram a sessão.

A formação foi conduzida em língua portuguesa (BR) por Luís Filipe Ferreira, formador da Facebook.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

  • A Gravação deste evento está disponível AQUI.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

CONCLUSÕES | Ciclo #RegulacaoDigital – Webinar 3:“Ato dos Serviços Digitais – DSA (Parte III)”

 


A área de Segurança na APDSI, no âmbito do seu Grupo de Missão “DSA, DMA, ePrivacy” dinamizou e promoveu o terceiro Webinar do Ciclo #RegulacaoDigital “Ato dos Serviços Digitais – DSA (Parte III)” em 06 de dezembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou os testemunhos de Maria Manuel Leitão Marques, deputada do Parlamento Europeu, vice-presidente do Comité do Mercado Interno e dos direitos do Consumidor e Membro do comité especial da Inteligência Artificial e da Era Digital, de Joana Beldade, jornalista e founder da Digital Women Academy, e de Pedro Lomba, Sócio coordenador da área de Tecnologia, Mobilidade e Comunicações da PMLJ Advogados. A coordenação e moderação da sessão esteve a cargo de Luís Neto Galvão, coordenador do Grupo de Missão “DSA, DMA, e-Privacy” da APDSI.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

  • A Gravação deste evento está disponível AQUI.

CONCLUSÕES | Prémio Transformação Digital 2021



A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em associação e com o apoio da Oracle Portugal, deliberou instituir o “Prémio Transformação Digital”, destinado a reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão.

Em cerimónia ocorrida a 26 de novembro, a APDSI entregou os prémios aos projetos vencedores das três categorias do Prémio Transformação Digital 2021, cujas conclusões estamos agora a divulgar.

À cerimónia de entrega dos prémios seguiu-se um momento de confraternização entre as equipas dos projetos ganhadores, os elementos da Direção da APDSI, os representantes da Oracle e os elementos do Júri.

O objetivo da APDSI nesta iniciativa consistiu em reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e mais próximas do cidadão.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa "Selos de Maturidade Digital" organizado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda e pela Estrutura de Missão Portugal Digital

 


APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa Selos de Maturidade Digital organizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e pela estrUtura de missão portugal digital


Lisboa, 16 de dezembro de 2021 – A APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa “Selos de Maturidade Digital” – Portugal pioneiro na certificação, a convite da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e da Estrutura de Missão Portugal Digital.

Realizou-se ontem, dia 15 de dezembro de 2021, a Conferência “Selos de Maturidade Digital” – Portugal pioneiro na certificação. O evento contou com a presença de diversos membros do Governo, designadamente, Ministro de Estado da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, além de outras entidades relevantes, tais como: a Diretora Executiva da Estrutura de Missão “Portugal Digital”, Vanda de Jesus, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Lino Santos, a Vogal da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, Sara Carrasqueiro, e o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), António Gameiro Marques.

A Imprensa Nacional Casa da Moeda - INCM, instituição multi-centenária com forte aposta na inovação tecnológica, acolheu a apresentação do modelo de certificação Maturidade Digital. Este selo, cuja marca e produção será responsabilidade da INCM, é ele próprio ilustrativo da estratégia da INCM para o futuro, assumindo um papel de destaque como entidade que participa ativamente na transformação digital dos produtos e serviços do Estado português, exportação para outras geografias e oferta de serviços especializados para o mercado privado, mantendo como marca diferenciadora ”o valor da segurança”.

A transição digital da economia e da sociedade permite não só uma maior eficiência, eficácia e transparência nos processos internos e externos, como reforça o valor inerente às empresas, ao Estado e à sociedade civil. A transição digital assume-se como um fenómeno que contribui para que um maior número de empresas adotem novos modelos de negócio, com a incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação, permitindo simultaneamente, capacitar as pessoas e modernizar a Adminsitração Pública.

A pandemia veio acelerar a utilização das tecnologias pelas empresas, organizações públicas e cidadãos, verificando-se uma percentagem crescente da população a utilizar mais intensivamente a internet nas suas tarefas quotidianas, assim como o aumento da utilização das TIC pelas pequenas e médias empresas. Verificou-se, simultaneamente, um aumento significativo dos cibercrimes, por isso a população está hoje mais ciente dos riscos e das implicações do uso das TIC nas diferentes esferas – individual, doméstica e profissional.

Neste contexto, importa referir que tem havido, nos últimos tempos, um reforço do quadro jurídico e institucional da cibersegurança, afirmando-se a certificação digital bastante relevante ao nível desta matéria. Mais recentemente, o Plano de Recuperação e Resiliência veio proporcionar a capacidade de se criar em Portugal um mecanismo pioneiro de certificação de confiança que as organizações podem oferecer aos utilizadores dos seus sistemas, quer internos, quer externos, abrangendo matérias de segurança, mas também outras críticas para a sociedade. A certificação da maturidade digital agora lançada assenta em quatro grandes dimensões: a sustentabilidade, a segurança, a privacidade e a acessibilidade.

O sistema conta já com diversas entidades acreditadas para realizar a certificação, bem como várias empresas que concluíram a certificação com selo de maturidade digital, de ouro, prata e bronze.

Conforme reconhecido pelas personalidades e empresas presentes na cerimónia, os selos de maturidade digital possuem diversas vantagens, designadamente a promoção da confiança entre os cidadãos, as empresas e o Estado, a capacitação das empresas para a sua transição digital e competitividade no mercado, a abrangência das suas dimensões e aplicabilidade, a adaptabilidade ao cidadão, mais concretamente ao cidadão-cliente, e a sua inclusão em contexto público e privado.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Para mais informações, por favor, contactar:

Bruna Martins | APDSI

m: 925002121

e: secretariado@apdsi.pt

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

APDSI assina o Memorando de Cooperação para a Reimplementação da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital

 

APDSI assina o Memorando de Cooperação para a Reimplementação da Coligação Portuguesa para a empregabilidade digital


Lisboa, 15 de dezembro de 2021 – A APDSI marcou presença no Workshop Empregabilidade Digital, no Centro de Congressos do LNEC, no passado dia 07 de dezembro, enquanto entidade integrante da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital – CPED.

A APDSI, organização privada sem fins lucrativos, tem por objeto a promoção e o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal. Nesse sentido, proporciona um fórum de debate sobre a Sociedade da Informação, afirmando-se como uma força de pressão sobre poderes públicos, institucionais e do setor privado, como forma de maximizar os benefícios da Sociedade da Informação, promovendo a sensibilização e a qualificação neste domínio.

Como tal, a APDSI foi convidada a marcar presença no Workshop Empregabilidade Digital, no passado dia 07 de dezembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de entidade integrante da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, onde teve lugar a apresentação desta Coligação, a apresentação do estudo para a Empregabilidade Digital, debate e, por fim, a entrega de certificados aos membros da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital.  A APDSI esteve representada pelo vogal da Direção, Dr. Nuno Guerra Santos.

Neste sentido, a APDSI assinou o Memorando de Cooperação para a Reimplementação da CPED, comprometendo-se a cooperar na Estratégia Nacional e na elaboração do Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2021-2026, em torno dos eixos estruturantes do Programa INCoDe.2030, a partilhar dados, informações documentos e experiências, assim como a participar em grupos de trabalho e em estudos nacionais e internacionais e a colaborar na identificação de problemas e na definição de soluções.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Nota de imprensa de dia 15 de dezembro de 2021 sobre Assinatura do Memorando para a Reimplementação da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital


Patrocinadores Globais da APDSI

Platina

           

Ouro

 


  



CONCLUSÕES | MeetOn “O Futuro da Mobilidade”



A área de Ambiente e Energia na APDSI dinamizou e promoveu o MeetOn “O Futuro da Mobilidade” em 25 de novembro, cujas conclusões estamos agora a difundir.

Este encontro online juntou os testemunhos de Faustino Gomes, Presidente dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, de João Oliveira, Administrador da Via Verde Serviços, de Eduardo Borges Pires, Diretor do Gabinete de Estudos e Inovação das Infraestruturas de Portugal, e de Shamil Indrakumar, Visa Acceptance & Merchant Lead para Portugal.

A coordenação e moderação da sessão esteve a cargo de Frederico Vaz, Chief Technology Officer da A-to-Be.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

20.º ANIVERSÁRIO APDSI

 

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI) foi fundada por um grupo de entusiastas, de altas qualificações académicas e profissionais, no dealbar do século XXI, mais precisamente no ano de 2001. Completa, portanto, duas décadas de existência. Constituiu, à época, a primeira associação nacional dedicada a temas ligados à transformação digital na sociedade portuguesa.

Ao longo dos seus vinte anos de existência, tem sempre desenvolvido uma intensa actividade, desdobrada em múltiplas vertentes, que incluem a realização de diversos estudos, a promoção de encontros, colóquios e palestras, a publicação de trabalhos e outras tarefas, prosseguindo a sua missão estatutária de, mediante o acompanhamento próximo das inovações tecnológicas, contribuir para o desenvolvimento de uma capacidade de intervenção independente. A APDSI constitui-se, pois, como uma plataforma de debate agregadora, visando o desenvolvimento da sociedade da informação e facilitando novas abordagens para os desafios atuais e futuros, procurando a auscultação dos cidadãos, das pequenas empresas e do terceiro setor, e promovendo a sua inclusão e participação.

Está programada para o primeiro semestre de 2022 a edição de um livro que registe a atividade das duas primeiras décadas de existência da APDSI, com todas as suas iniciativas de ação na sociedade civil. Não obstante, para além de todo o trabalho desenvolvido até agora, que muito nos satisfaz, as expetativas para o futuro são grandes e estimulantes. Por esse motivo, é nossa intenção que a comemoração destes primeiros 20 anos de vida, efeméride certamente merecedora de registo, se converta, mais do que numa revisão do que ficou feito atrás, num estímulo para iniciativas vindouras. É esse o empenho e o foco da atual Direcção, naturalmente contando com a imprescindível colaboração de todos os nossos associados, bem como de variados parceiros e amigos.

Continuamos a contar convosco e precisamos de todos!

https://apdsi.pt/

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

FI Group lança nova plataforma para simplificar processo de candidatura das empresas ao SIFIDE

 


A FI Group, uma empresa com forte ADN de inovação, desenvolveu e acaba agora de lançar uma nova plataforma criada com o objetivo de centralizar e digitalizar todo o processo de candidatura ao benefício fiscal - Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial II (SIFIDE), o mais utilizado pelas empresas.

A R&D Platform Portugal é uma ferramenta pioneira no mercado que resulta do compromisso da FI Group com a inovação e do movimento de transformação digital dos seus serviços, permitindo às empresas e organizações a gestão direta de toda a documentação necessária para a candidatura, o acompanhamento em tempo real de todo o processo e a geração automática de um documento digital que substitui os anteriores dossiers físicos, normalmente associados a este sistema de incentivos fiscais.

Esta nova ferramenta foi desenvolvida de acordo com as exigências da Agência Nacional de Inovação (ANI), o organismo que avalia as candidaturas ao SIFIDE, o que facilita a transferência de informação elaborada pelas equipas técnicas para o site oficial da ANI. Esta funcionalidade promove uma maior eficiência às candidaturas, reduzindo o tempo despendido em tarefas que anteriormente eram feitas manualmente, permitindo, assim, o aumento da segurança na partilha de informação, de acordo com a norma ISO 2700, o que facilita a consulta e análise de projetos anteriores, e ainda simplifica a recolha de informação de dashboards, que concentram apenas os dados mais importantes em gráficos dinâmicos e numa interface intuitiva.

O projeto de transformação digital da FI Group é a mais recente demonstração da aposta na criação de plataformas disruptivas, permitindo que toda a informação operacional e estratégica de gestão seja centralizada. A transformação digital baseia-se, portanto, no conceito de inovação de processos, designadamente ao nível da sua execução, a fim de aumentar a produtividade e fortalecer os laços de transparência com os seus parceiros. Com base nestas premissas, e de acordo com Paulo Reis, Diretor-Geral da FI Group Portugal, “estabelecem-se mudanças disruptivas na empresa, inserindo a tecnologia como um elemento central”.

 

Para mais informações:

Fábio Gomes | fabio.gomes@fi-group.com

 

 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

SAVE THE DATE | APDSI anuncia a Conferência anual de Saúde sobre “Dados e Conhecimentos em Saúde: um sonho ou uma realidade?”

 


APDSI ANUNCIA A CONFERÊNCIA ANUAL DE SAÚDE “Dados e Conhecimento em Saúde: um sonho ou uma realidade?”

Inscrições abertas

Lisboa, 03 de dezembro de 2020 – A APDSI anuncia a Conferência “Dados e Conhecimento em Saúde: um sonho ou uma realidade?”, que irá decorrer no próximo dia 14 de dezembro 2021, entre as 09:00 e as 13:00 horas, em formato híbrido no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e na plataforma Zoom. Inscrições aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/conferencia-apdsi-saude-dadoseconhecimentos


A APDSI anuncia a sua Conferência Anual de Saúde “Dados e Conhecimento em Saúde: um sonho ou uma realidade?”, que irá decorrer no próximo dia 14 de dezembro 2021, entre as 09:00 e as 13:00 horas. No atual contexto de pandemia, a APDSI irá neste ano de 2021 realizar a conferência em formato híbrido, no auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) e com transmissão online pelo Zoom.

A Estratégia Europeia de Transformação Digital para a Década 2020-2030 assenta em quatro eixos estratégicos: competências, infraestruturas digitais seguras e sustentáveis, transformação digital de negócios e transição digital no setor publico. Na área da saúde digital uma das metas é a de ter 100% dos registos clínicos disponíveis para profissionais de saúde e cidadãos.

A Agenda de I&I sobre Saúde, Investigação Clínica e de Translação tem como objetivo identificar prioridades nas áreas da investigação e inovação em Saúde, em Portugal, até 2030, em 5 eixos de reflexão:

1.      Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável;

2.      Medicina Personalizada e Biomarcadores;

3.      Farmacologia, Medicamentos e Terapias Avançadas;

4.      Saúde Digital e Tecnologias Médicas;

5.      Avaliação das Tecnologias e intervenções em Saúde e Rápido Acesso à Inovação.

A importância de garantir a promoção contínua da saúde e do bem-estar e a promoção do envelhecimento ativo e saudável, bem como garantir que caminhamos para uma medicina personalizada e centrada em cada cidadão, quer seja com medicamentos inovadores ou saúde digital alavancada em partilha de dados e informação são os pilares para melhores cuidados de saúde com sustentabilidade financeira.

Este ano, a Conferência Inovação em Saúde promovida pela APDSI tem por objetivo trazer a palco as estratégias nacionais ao nível dos diferentes pilares de inovação em Saúde, partilha de casos de estudo e promover o debate entre os diferentes intervenientes no ecossistema da saúde, desde o cidadão às entidades pagadoras. Esta conferência permite espelhar as principais oportunidades e desafios para que Portugal seja uma montra de inovação em Saúde com resultados ao nível nacional, das instituições e para o Cidadão.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Não deixe de marcar presença em mais um momento de reflexão sobre a transformação do setor da Saúde!

Reserve o dia na sua agenda e faça a sua inscrição aqui.


Nota de imprensa de 03 de dezembro de 2021.