APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa Selos de Maturidade Digital organizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e pela estrUtura de missão portugal digital
Lisboa, 16 de dezembro de 2021 – A APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa “Selos de Maturidade Digital” – Portugal pioneiro na certificação, a convite da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e da Estrutura de Missão Portugal Digital.
Realizou-se ontem,
dia 15 de dezembro de 2021, a Conferência
“Selos de Maturidade Digital” – Portugal pioneiro na certificação. O evento contou com a
presença de diversos membros do Governo, designadamente, Ministro de Estado da
Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, Ministra de Estado e da
Presidência, Mariana Vieira da Silva, Secretário de Estado para a
Transição Digital, André de Aragão Azevedo, além de outras entidades
relevantes, tais como: a Diretora Executiva da Estrutura de Missão “Portugal
Digital”, Vanda de Jesus, o Coordenador do Centro Nacional de
Cibersegurança (CNCS), Lino Santos, a Vogal da AMA - Agência para a
Modernização Administrativa, Sara Carrasqueiro, e o Diretor-Geral do
Gabinete Nacional de Segurança (GNS), António Gameiro Marques.
A Imprensa
Nacional Casa da Moeda - INCM, instituição multi-centenária com forte aposta na
inovação tecnológica, acolheu a apresentação do modelo de certificação Maturidade
Digital. Este selo, cuja marca e produção será responsabilidade da INCM, é ele
próprio ilustrativo da estratégia da INCM para o futuro, assumindo um papel de
destaque como entidade que participa ativamente na transformação digital dos
produtos e serviços do Estado português, exportação para outras geografias e oferta
de serviços especializados para o mercado privado, mantendo como marca diferenciadora
”o valor da segurança”.
A transição
digital da economia e da sociedade permite não só uma maior eficiência,
eficácia e transparência nos processos internos e externos, como reforça o
valor inerente às empresas, ao Estado e à sociedade civil. A transição digital
assume-se como um fenómeno que contribui para que um maior número de empresas
adotem novos modelos de negócio, com a incorporação das novas tecnologias da informação
e comunicação, permitindo simultaneamente, capacitar as pessoas e modernizar a Adminsitração
Pública.
A pandemia
veio acelerar a utilização das tecnologias pelas empresas, organizações
públicas e cidadãos, verificando-se uma percentagem crescente da população a
utilizar mais intensivamente a internet nas suas tarefas quotidianas, assim
como o aumento da utilização das TIC pelas pequenas e médias empresas. Verificou-se,
simultaneamente, um aumento significativo dos cibercrimes, por isso a população
está hoje mais ciente dos riscos e das implicações do uso das TIC nas
diferentes esferas – individual, doméstica e profissional.
Neste
contexto, importa referir que tem havido, nos últimos tempos, um reforço do
quadro jurídico e institucional da cibersegurança, afirmando-se a certificação
digital bastante relevante ao nível desta matéria. Mais recentemente, o Plano
de Recuperação e Resiliência veio proporcionar a capacidade de se criar em
Portugal um mecanismo pioneiro de certificação de confiança que as organizações
podem oferecer aos utilizadores dos seus sistemas, quer internos, quer externos,
abrangendo matérias de segurança, mas também outras críticas para a sociedade. A
certificação da maturidade digital agora lançada assenta em quatro grandes
dimensões: a sustentabilidade, a segurança, a privacidade e a acessibilidade.
O sistema
conta já com diversas entidades acreditadas para realizar a certificação, bem
como várias empresas que concluíram a certificação com selo de maturidade
digital, de ouro, prata e bronze.
Conforme
reconhecido pelas personalidades e empresas presentes na cerimónia, os selos de
maturidade digital possuem diversas vantagens, designadamente a promoção da confiança
entre os cidadãos, as empresas e o Estado, a capacitação das empresas para a
sua transição digital e competitividade no mercado, a abrangência das suas
dimensões e aplicabilidade, a adaptabilidade ao cidadão, mais concretamente ao
cidadão-cliente, e a sua inclusão em contexto público e privado.
A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.
Para mais informações, por favor, contactar:
Bruna Martins
| APDSI
m: 925002121
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