quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa "Selos de Maturidade Digital" organizado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda e pela Estrutura de Missão Portugal Digital

 


APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa Selos de Maturidade Digital organizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e pela estrUtura de missão portugal digital


Lisboa, 16 de dezembro de 2021 – A APDSI marca presença no evento de lançamento da iniciativa “Selos de Maturidade Digital” – Portugal pioneiro na certificação, a convite da Imprensa Nacional – Casa da Moeda e da Estrutura de Missão Portugal Digital.

Realizou-se ontem, dia 15 de dezembro de 2021, a Conferência “Selos de Maturidade Digital” – Portugal pioneiro na certificação. O evento contou com a presença de diversos membros do Governo, designadamente, Ministro de Estado da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, além de outras entidades relevantes, tais como: a Diretora Executiva da Estrutura de Missão “Portugal Digital”, Vanda de Jesus, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Lino Santos, a Vogal da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, Sara Carrasqueiro, e o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), António Gameiro Marques.

A Imprensa Nacional Casa da Moeda - INCM, instituição multi-centenária com forte aposta na inovação tecnológica, acolheu a apresentação do modelo de certificação Maturidade Digital. Este selo, cuja marca e produção será responsabilidade da INCM, é ele próprio ilustrativo da estratégia da INCM para o futuro, assumindo um papel de destaque como entidade que participa ativamente na transformação digital dos produtos e serviços do Estado português, exportação para outras geografias e oferta de serviços especializados para o mercado privado, mantendo como marca diferenciadora ”o valor da segurança”.

A transição digital da economia e da sociedade permite não só uma maior eficiência, eficácia e transparência nos processos internos e externos, como reforça o valor inerente às empresas, ao Estado e à sociedade civil. A transição digital assume-se como um fenómeno que contribui para que um maior número de empresas adotem novos modelos de negócio, com a incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação, permitindo simultaneamente, capacitar as pessoas e modernizar a Adminsitração Pública.

A pandemia veio acelerar a utilização das tecnologias pelas empresas, organizações públicas e cidadãos, verificando-se uma percentagem crescente da população a utilizar mais intensivamente a internet nas suas tarefas quotidianas, assim como o aumento da utilização das TIC pelas pequenas e médias empresas. Verificou-se, simultaneamente, um aumento significativo dos cibercrimes, por isso a população está hoje mais ciente dos riscos e das implicações do uso das TIC nas diferentes esferas – individual, doméstica e profissional.

Neste contexto, importa referir que tem havido, nos últimos tempos, um reforço do quadro jurídico e institucional da cibersegurança, afirmando-se a certificação digital bastante relevante ao nível desta matéria. Mais recentemente, o Plano de Recuperação e Resiliência veio proporcionar a capacidade de se criar em Portugal um mecanismo pioneiro de certificação de confiança que as organizações podem oferecer aos utilizadores dos seus sistemas, quer internos, quer externos, abrangendo matérias de segurança, mas também outras críticas para a sociedade. A certificação da maturidade digital agora lançada assenta em quatro grandes dimensões: a sustentabilidade, a segurança, a privacidade e a acessibilidade.

O sistema conta já com diversas entidades acreditadas para realizar a certificação, bem como várias empresas que concluíram a certificação com selo de maturidade digital, de ouro, prata e bronze.

Conforme reconhecido pelas personalidades e empresas presentes na cerimónia, os selos de maturidade digital possuem diversas vantagens, designadamente a promoção da confiança entre os cidadãos, as empresas e o Estado, a capacitação das empresas para a sua transição digital e competitividade no mercado, a abrangência das suas dimensões e aplicabilidade, a adaptabilidade ao cidadão, mais concretamente ao cidadão-cliente, e a sua inclusão em contexto público e privado.

A APDSI dará sempre palco à partilha de experiências e de boas práticas.

Para mais informações, por favor, contactar:

Bruna Martins | APDSI

m: 925002121

e: secretariado@apdsi.pt

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