quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

OE ou não É (para todos)?

A preparção do OE é uma tarefa "Titânica" para toda uma vasta equipa de gente competente e nem todos os portugueses o sabem. Em particular a máquina da DGO funciona e a experiencia acumulada dos excelentes profissionais que por lá trabalham, permite que o "documento saia a tempo e horas".
Quanto ao conteúdo e à sua apresentação e explicação, cabe ao Senhor MFAP e à sua equipa de SEs, a tarefa de o "defender" e descodificar em sede de opções politicas.E em matéria de "competitividade do País" explicar bem o que se quer fazer e ou demonstrar como está previsto ser feito.

Sendo um documento técnico e com as leituras politicas " à la carte" consoante os angulos e figuras de análise, conviria que, sobretudo nesta dificil fase da vida do País, o mesmo fosse bem descodificado, para "uma maioria de portugueses" que ainda acha que o OE não é para todos.
O exemplo Noruegues de divulgação do OE não seria um modelo a seguir? (documentos electrónicos hierarquizados para diferentes niveis de literacia económica e recurso a infografias explicativas dos inputs e outputs).Penso que para isto ainda não são necessárias RNGs...

E, no caso do contexto da SICSS que tal explicar bem que os "sacrificios" não são apenas para os funcionários públicos?Nesta fase do País somos todos "funcionários da Salvação Pública".E privada.
Convém saber e divulgar bem que ninguem está fora das responsabilidades passadas e futuras.Penso que para isto até estamos bem apetrechados com Banda Larga...convirá é que a Banda toque uma música diferente da que tem tocado insistentemente:O "hino da Alegria em versão folclórica"
E, no fim, resta-nos a fé no consenso sobre OE2010 e o regresso de melhores dias dentro de 3 a 4 anos.
Mais poupadinhos e mais Informados , Conhecedores e Sabedores sobre o velho principio"não há almoços grátis", nem "OE à borla" mesmo que apresentado em "pen ou cartão" comprada numa loja de produtos chineses.

Nota final (em euros de balanço):
E agora que não podemos gastar muito "OEmente" falando e temos mais tempo para pensar e fazer "balanços positivos e proactivos sem o apoio de consultores", não seria o momento ideal para em sede de SICC , o site de cada Ministério, DG, etc, ter lá com clareza uma fotografia "bem revelada" de qual o nível e segurança da infraestutura tecnológica e a literacia 1 ou 2.0, dos diferentes níveis hierarquicos para sabermos se estivémos perante pagamentos ou investimentos ?
Naturalmente descontando o envio de emails privados e as famosas "googladas" de temas e imagens, convinha que se soubesse tambem como são geridos em segurança, dados e informações que abundam mas normalmente "amontoados".
E que são de interesse público e não reservado.
Mais do que a fuga para a frente "juridicamente bem enquadrada", interessa retomar a caminhada de "mil passos" com um de cada vez.
"O Povo que paga" agradecerá certamente.Como sempre o tem feito na nossa história com mais ou menos "histórias" contadas para o enterter.

Sem comentários: