Com o constante desenvolvimento das Tecnologias da Sociedade da Informação, muitos negócios estão a desaparecer. Um estudo, levado a cabo pela empresa americana IBISWorld Inc., em Los Angeles, conclui que, mesmo quando o mundo começar a recuperar da actual crise económica, muitas unidades de negócio vão acabar por completo.
Segundo o estudo, até 2016, as lojas de discos vão sofrer uma quebra nos lucros superior a 60%, tal como vai acontecer com as vendas de DVDs.
A maré tecnológica da nova sociedade também se prevê que afunde negócios de jornais em formato papel, confecções de roupa, serviços de revelação de fotografias e operadores de telecomunicações com fios. Outros negócios que estão com os dias contados, ainda de acordo com aquele estudo americano, são os de aluguer de vídeos e das empresas que se dedicam à pós produção áudio e vídeo.
De salientar que as livrarias estão fora desta “lista negra”, pelo que os números de vendas actuais estão longe de ser ameaçadores num futuro próximo.
O relatório, divulgado no início de Março, observa, no entanto, que apesar do futuro destes mercados parecer sombrio, não significa que todas as lojas estejam condenadas. «As empresas que protegem a sua força de mercado, que mantêm o seu foco em nichos de oportunidades e conseguem capitalizar com a diminuição do número de concorrentes podem, certamente, colher maiores recompensas desta crise», lê-se no relatório.
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