sexta-feira, 11 de março de 2011

Oficinas Sénior para a Web 2.0


Portugal é o país da União Europeia onde a população está a envelhecer mais depressa.
De acordo com os dados do INE, o índice de envelhecimento aumentou, em dez anos, de 45 para 103 idosos por cada 100 jovens.

O envelhecimento da população implica desafios económicos, orçamentais e sociais, agravando o crescimento da despesa pública e podendo colocar em risco a sustentabilidade a longo prazo das finanças dos países. O actual panorama demográfico e as suas consequências no sistema social, obrigam à reconsideração do papel atribuído aos idosos no contexto da sociedade da informação. Promover a qualidade de vida numa etapa em que o declínio físico é incontornável, implica considerar critérios multidimensionais, como a manutenção de redes sociais e de actividades físicas e mentais significativas e adequadas a esta nova fase da vida.

Assim, a APDSI prepara-se para realizar uma série de ateliers práticos denominados "Oficinas Sénior para a Web 2.0". A iniciativa, a decorrer na própria sede da Associação, insere-se no quadro do Ano Mundial do Voluntariado. O objectivo é contribuir para o desenvolvimento de competências básicas para o uso de ferramentas Web 2.0, adaptadas ao público sénior, procurando oferecer condições para melhorar a qualidade de vida e a participação social deste segmento da população.

Mas para que as "Oficinas Sénior" permitam uma verdadeira aquisição de conhecimentos, é essencial a participação de sócios que assegurem a dinamização destes espaços, criando ambientes de aprendizagem inter-geracionais e solidários em prol do desenvolvimento de uma sociedade da informação cada vez mais inclusiva.
Contacte o Secretariado da APDSI, fornecendo os seus dados pessoais: secretariado@apdsi.pt

Sem comentários: